Espectáculo inspirado no filme "Fados" de Saura estreia amanhã em Lisboa

Foto
O espanhol Carlos Saura foi o realizador do filme "Fados" Paulo Pimenta/PÚBLICO (Arquivo)

O espectáculo "Casa de Fados", inspirado no filme "Fados" de Carlos Saura, estreia em Portugal, amanhã, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

O espectáculo, co-produzido pela Uguru e El Caiman, é constituído pelos fadistas que integram o último quadro do filme de Saura, que se inspira numa casa típica de fados. Os fadistas são Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ricardo Ribeiro, Ana Sofia Varela e Pedro Moutinho.

No espectáculo de Lisboa, Margarida Bessa é a convidada especial, por ser a fadista que integra o elenco nos espectáculos realizados no estrangeiro, em substituição de Maria da Nazaré.

"Confesso que tenho medo de viajar de avião e a Margarida Bessa é quem me substitui nos espectáculos no estrangeiro, daí ter sido convidada para esta apresentação em Lisboa", explicou Maria da Nazaré.

Maria da Nazaré - que está a preparar um novo álbum e foi Prémio Carreira Casa da Imprensa em 2003 - ainda não viu o filme, "em virtude de ter muito trabalho", mas "tem grandes nomes, portanto deve ser bom", disse.

A sua experiência da gravação em Madrid qualificou-a de "positiva" e relativamente a ela tem ouvido elogios, segundo disse.

"Só sei o que me dizem, talvez por falarem comigo as pessoas costumam afirmar que é a parte mais autêntica, relativamente ao ambiente fadista", afirmou a fadista.

Ao palco do CCB não sobe Carminho, Prémio Revelação de Fado-Casa da Imprensa em 2006, que integra o elenco de "Fados", sendo substituída no espectáculo por Tânia Oleiro, segundo fonte da Uguru.

A mesma fonte disse que a cenografia do espectáculo assenta na projecção de imagens do filme e contará com a participação especial de Margarida Bessa, vencedora do Grande Prémio do Fado RTP, em 1994.

A direcção musical é do guitarrista Pedro Castro e, além deste, o grupo de músicos acompanhantes é constituído por José Luís Nobre Costa (guitarra portuguesa), Jaime Santos (viola) e Joel Pina (viola-baixo).

Sugerir correcção
Comentar