Kimi Raikkonen campeão do mundo de Fórmula 1

Foto
Kimi Raikkonen Rickey Rogers/Reuters

O finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari) conquistou hoje o seu primeiro título de campeão mundial de Fórmula 1, ao vencer o Grande Prémio do Brasil, numa corrida marcada pela saída de pista e pelos problemas mecânicos sofridos por Lewis Hamilton (McLaren) que o afastaram da conquista do título.

Raikkonen termina a época com 110 pontos, mais um do que Hamilton e Fernando Alonso, também da McLaren, conseguindo pela Ferrari o título que por duas vezes lhe escapou quando alinhava na escuderia britânica.

Filipe Massa, que partiu da "pole position", foi segundo no circuito de Interlagos, em São Paulo, depois de ter sido suplantado pelo colega de equipa durante a paragem nas boxes, garantindo, assim, mais uma dodradinha para a Ferrari.

Depois de uma época marcada pelo caso de espionagem à Ferrari e pelo desentendimento entre Alonso e Hamilton, a McLaren viu o impossível acontecer-lhe, deixando a rival italiana somar ao título de construtores a vitória no mundial de pilotos, ao contrário do que apontavam as expectativas iniciais.

Hamilton, que tentava tornar-se no primeiro piloto a vencer o Mundial na sua época de estreia, partiu do segundo lugar da grelha, mas um mau arranque colocou-o atrás do colega de equipa. Numa tentativa arrojada para ultrapassar o Alonso, Hamilton viria a sair de pista, caindo para a oitava posição, antes de problemas mecânicos, aparentemente na caixa de mudanças, o terem obrigado a abrandar, sendo ultrapassado pelos restantes monolugares.

A correr de “trás para a frente”, o piloto britânico viria a reconquistar terreno ao longo da prova, mas não conseguiu ir além do sétimo lugar, insuficiente para roubar o título ao finlandês, enquanto Alonso se manteve durante quase toda a corrida no terceiro posto.

Classificação final da época 2007Mundial de pilotos

1. Kimi Raikkonen 110 pontos


2. Lewis Hamilton 109 "


3. Fernando Alonso 109 "


4. Felipe Massa 94 "


5. Nick Heidfeld 61 "


6. Robert Kubica 39 "


7. Heikki Kovalainen 30 "


8. Giancarlo Fisichella 21 "


9. Nico Rosberg 20 "


10. David Coulthard 14 "


11. Alexander Wurz 13 "


12. Mark Webber 10 "


13. Jarno Trulli 8 "


14. Sebastian Vettel 6 "


15. Jenson Button 6 "


16. Ralf Schumacher 5 "


17. Takuma Sato 4 "


18. Vitantonio Liuzzi 3 "


19. Adrian Sutil 1 "


Mundial de Construtores

1. Ferrari 204 pontos


2. BMW Sauber 101 "


3. Renault 51 "


4. Williams 33 "


5. Red Bull 24 "


6. Toyota 13 "


7. Toro Rosso 8 "


8. Honda 6 "


9. Super Aguri 4 "


10. Spyker 1 "


Sugerir correcção
Comentar