Gripe das aves: confirmada presença do vírus H5N1 na região de Moscovo

Foto
As explorações aviarias perto de Moscovo aumentaram o controlo face ao vírus da gripe das aves Alexander Natruskin/Reuters

A presença do vírus da gripe das aves do tipo H5N1 foi confirmada numa exploração agrícola situada nos arredores de Moscovo, a terceira a registar o vírus perto da capital russa, depois de duas explorações em Odintsovo e Domodedovo, anunciaram hoje os serviços veterinários russos.

O porta-voz do Serviço de Controlo Veterinário, Alexei Alexeenko, citado pela agência France Press, indicou que, “neste momento, [o vírus] é antes de mais perigoso para as aves”, aguardando-se que amanhã seja conhecido o subtipo de H5N1 detectado na exploração agrícola, situada em Podolsk, 40 quilómetros a Sul de Moscovo.

“Poderá tratar-se de um semelhante ao de o vírus que existe na Ásia, em Hong Kong por exemplo, ou simplesmente ao que se verificou em São Petersburgo”, acrescentou o responsável russo.

Devido a estes receios, as explorações aviárias perto de Moscovo aumentaram o controlo face ao vírus da gripe das aves. As pessoas que estiveram em contacto com as aves mortas foram levadas para o hospital como medida de precaução mas não mostram sinais de doença.

Sugerir correcção
Comentar