Abílio Fernandes substituído na bancada do PCP por João Oliveira

Foto
PUBLICO.PT

A comissão parlamentar de Ética aprova quarta-feira a renúncia ao mandato de Abílio Fernandes, que será substituído na bancada do PCP por João Oliveira, de 27 anos, que até aqui exercia as funções de assessor do grupo parlamentar comunista.

De acordo com fonte da bancada do PCP, João Oliveira, o segundo pelo círculo de Évora, deve assumir o lugar de deputado na quinta-feira, um dia após a aprovação do pedido de renúncia de Abílio Fernandes na comissão de Ética.

Formado em Direito, João Oliveira já tinha substituído temporariamente Abílio Fernandes entre Fevereiro e Março de 2006, mantendo desde aí as funções de assessor do grupo parlamentar do PCP nas áreas do Trabalho, Educação, Administração Pública e Justiça.

Em declarações à agência Lusa, João Oliveira afirmou que "gostava de tentar conciliar" a função de deputado com uma outra actividade que exerce no Parlamento: é tenor no grupo coral da Assembleia da República.

"Gostava de tentar conciliar as duas coisas. É uma actividade de que gosto muito", afirmou, bem disposto, frisando que apesar de "não ser dos melhores" a cantar, faz um esforço "para não desafinar e para não estragar o resultado colectivo".

A decisão de substituir Abílio Fernandes foi tomada pela direcção da bancada comunista e anunciada a 23 de Novembro passado.

No mesmo dia foram anunciadas a substituição de Odete Santos por Bruno Dias, “número dois” na lista de Setúbal, após o referendo de 11 de Fevereiro, e a retirada de "parte dos vínculos de confiança política" à deputada Luísa Mesquita na sequência da sua recusa em renunciar ao mandato como lhe tinha sido proposto pelo PCP.

Na altura, em conferência de imprensa, o líder parlamentar do PCP, Bernardino Soares, afirmou que as substituições foram suscitadas pela "necessidade de renovação sustentada do grupo parlamentar" e não por "qualquer avaliação negativa [dos deputados] quer em relação ao trabalho desempenhado, quer de carácter político".

Abílio Fernandes, 68 anos, foi durante mais de vinte anos presidente da Câmara de Évora, tendo sido eleito deputado nas últimas legislativas, em 2005.

Sugerir correcção
Comentar