José Sócrates diz que ligação por TGV entre Lisboa e Madrid vai avançar

Sócrates afirma que o debate proposto pelo chefe de Estado existe há dez anos e vai continuar
Fotogaleria
Sócrates afirma que o debate proposto pelo chefe de Estado existe há dez anos e vai continuar Manuel de Almeida/Lusa
Fotogaleria

O primeiro-ministro assegurou hoje que Portugal vai avançar com o projecto do comboio de alta velocidade (TGV), "apostando desde já na ligação a Madrid". José Sócrates reagia, assim, à posição defendida pelo Presidente da República sobre a necessidade de uma "profunda análise custo-benefício" sobre grandes investimentos.

Ontem, Cavaco Silva disse que seria debater a rentabilidade de grandes investimentos para se “saber se, de facto, contribui para uma melhoria do bem-estar dos portugueses", defendendo, nesse sentido, a necessidade de "análises custo-benefício muito profundas" sobre o "dossier".

Questionado sobre esta posição, Sócrates afirmou que o debate existe há dez anos e vai continuar, mas que "Portugal não pode ficar de fora da rede de alta-velocidade de toda a Europa". "Isso seria um erro que o país pagaria caro em termos de competitividade e qualidade de vida", argumento ou chefe de Governo, que falava durante a inauguração da Biblioteca Municipal de Chaves.

Para o primeiro-ministro, o avanço no projecto do TGV deve ser feito "com o ritmo apropriado, apostando desde já na ligação a Madrid também para transformar o território da Península Ibérica num território mais competitivo". "O importante deste debate é que informa de modo claro todos os portugueses as vantagens e os custos que a rede de alta velocidade tem em Portugal", frisou.

Sugerir correcção
Comentar