Portugal vence Inglaterra nos penaltis e apura-se para as meias-finais do Mundial 2006

Foto
Ricardo Roland Weihrauch/EPA

Portugal venceu esta tarde a Inglaterra na marcação de grandes penalidades (3-1) e garantiu o apuramento para as meias-finais do Mundial 2006, onde vai defrontar o vencedor do jogo desta noite entre o Brasil e França. A grande figura do jogo foi o guarda-redes Ricardo, que defendeu três penaltis.

Ricardo defendeu três remates ingleses (Frank Lampard, Steven Gerrard e Jamie Carragher), cabendo a Cristiano Ronaldo concretizar o penalti decisivo, depois de Simão e Hélder Postiga também terem acertado no alvo.

Hugo Viana e Petit acertaram no poste no momento decisivo, mas isso não impediu a selecção portuguesa de se qualificar para as meias-finais, reeditando o feito de 1966, no Mundial realizado em Inglaterra, quando foi batido pelos anfitriões nas meias-finais e terminou no terceiro lugar, ao derrotar a extinta URSS (2-1).

Na meia-final, na próxima quarta-feira, Portugal vai defrontar em Munique o vencedor do encontro que hoje opõe o campeão do Mundo, o Brasil, à França, em Frankfurt (20h00). Com um Alemanha-Itália na outra meia-final, Portugal é o único semi-finalista que nunca se sagrou campeão do Mundo.

A selecção portuguesa bateu os ingleses da mesma forma que o fez no Euro 2004, quando se impôs por 6-5 no desempate por grandes penalidades (2-2 no fim do prolongamento), também graças às defesas de Ricardo, a última das quais sem luvas, antes de marcar ele próprio o penalti decisivo.

O brasileiro Luiz Felipe Scolari, seleccionador de Portugal, afastou a Inglaterra de Sven Goran-Eriksson pela terceira vez, depois de também o ter feito ao comando do Brasil, em 2002, na caminhada para o quinto título da equipa sul-americana.

A selecção portuguesa actuou em superioridade durante uma hora, devido à expulsão do avançado Wayne Rooney aos 62 minutos, por agressão a Ricardo Carvalho, mas não conseguiu desfazer o nulo.

David Beckham lesionou-se pouco antes, aos 52 minutos, e foi substituído por Aaron Lenonn, deixando a selecção britânica desfalcada do seu habitual capitão, que voltou a baquear no desempate por grandes penalidades.

A única contrariedade na selecção portuguesa é o castigo de um jogo aplicado a Petit por ter visto hoje um cartão amarelo, que se soma ao que viu no encontro dos oitavos-de-final frente à Holanda. No entanto, Scolari já terá à sua disposição para o próximo jogo Deco e Costinha, ambos impedidos de participar no encontro de hoje por terem sido expulsos contra a Holanda.

Ficha de jogo

Estádio de GelsenkirchenAssistência: 52 mil espectadores
Ao intervalo: 0-0
Golos: Hargreaves; Simão Sabrosa, Postiga, Ronaldo

Equipas:- Inglaterra:

Robinson, Neville, Cole, Gerrard, Ferdinand, Terry, Beckham (52’), Lampard, Rooney, Cole (65’), Hargreaves.Suplentes utilizados: Lennon (52’, 119’), Cole (65’), Carragher (119’)


- Portugal:

Ricardo, Fernando Meira, Figo (86’), Petit, Pauleta (63’), Miguel, Nuno Valente, Ricardo Carvalho, Ronaldo, Maniche, Tiago (74’).Suplentes utilizados: Simão (63’), Hugo Viana (74’), Postiga (86’)


Árbitro: Horácio Elizondo (Argentina)Acção disciplinar: Cartão amarelo para Terry (30’), Petit (44’), Hargreaves (107’), Carvalho (111’). Cartão vermelho para Rooney (62’).

Sugerir correcção
Comentar