FC Porto extingue equipa B de futebol

Foto
DR

O FC Porto anunciou hoje a extinção da sua equipa B de futebol, que militava na Série B da II Divisão desde a época de 1999/2000.

Em comunicado divulgado no sítio do clube na Internet, o FC Porto "lamenta o fim do projecto que envolveu investimentos consideráveis até à data", mas que, face à "inércia dos regulamentos das equipas B", acabou por defraudar as expectativas fundadas em seu redor.

Em causa está a anunciada possibilidade de as equipas B subirem de escalão, à imagem do que acontece noutros países da Europa, como é o caso de Espanha, o que nunca foi integrado nos regulamentos dos campeonatos.

O FC Porto argumenta que esta situação nunca foi contemplada, "mesmo após terem sido promovidas duas alterações aos quadros competitivos pela assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol".

Em tempo útil, o FC Porto propôs a divisão da Liga de Honra em duas zonas, de forma a que as equipas B pudessem ascender aos campeonatos profissionais sem que isso afectasse a permanência de outros clubes. "Esta solução de duas séries com 'play-off'", também de acordo com os portistas, seria "mais rentável".

O FC Porto refere que nos últimos quatro anos "os jogadores não convocados para a equipa principal e os atletas em período final de formação foram obrigados a jogar na II Divisão B, com evidentes prejuízos para as suas carreiras".

Acresce a esta situação "a falta de incentivo desportivo, dada a impossibilidade regulamentar de subir de escalão, ao contrário do que sucede, por exemplo, nas competições profissionais, nas quais um clube satélite pode ascender à divisão cimeira, desde que abdique desse estatuto".

"Face ao exposto, e tendo em conta a inércia dos regulamentos das equipas B, não resta ao FC Porto - Futebol SAD outra saída que não seja a de dar por terminada a actividade da sua actual segunda formação", refere ainda o mesmo comunicado.

A equipa B do FC Porto terminou a Série B da II Divisão no sexto lugar da tabela classificativa com 38 pontos, referentes a dez vitórias, oito empates e oito derrotas (27-38 em golos), a 13 pontos do Lousada (primeiro classificado).

Sugerir correcção
Comentar