Datas dos debates televisivos em simultâneo na SIC, TVI e RTP1

HOJE - Manuel Alegre / Cavaco Silva (SIC)
08/12 - Jerónimo de Sousa / Mário Soares (RTP)
09/12 - Cavaco Silva / Francisco Louçã (TVI)
12/12 - Manuel Alegre / Francisco Louçã (RTP)
13/12 - Cavaco Silva / Jerónimo de Sousa (SIC)
14/12 - Mário Soares / Manuel Alegre (TVI)
15/12 - Jerónimo de Sousa / Francisco Louçã (RTP)
16/12 - Mário Soares / Francisco Louçã (SIC)
19/12 - Manuel Alegre / Jerónimo de Sousa (TVI)
20/12 - Cavaco Silva / Mário Soares (RTP)

Cinco candidatos na arena televisiva

Foto
Os estúdios televisivos vão ser palco de momentos decisivos da campanha para as presidenciais PÚBLICO

Em 1991, nas vésperas das eleições legislativas que deram a segunda maioria absoluta consecutiva a Cavaco Silva, o então candidato questionava, em entrevista ao PÚBLICO (edição do dia 13/09), se os debates televisivos transmitiam, de facto, alguma informação.

Cavaco recusara-se a participar nos debates na televisão e escudara-se nos argumentos de que estes "visavam a política-espectáculo" e reduziam-se a "uma luta de galos ou um jogo de caneladas".

Catorze anos volvidos, a sua candidatura presidencial não apresentou quaisquer entraves ao ciclo de debates que hoje têm início na SIC, com o frente-a-frente entre Cavaco e Manuel Alegre. No entanto, as dúvidas suscitadas pelo candidato em 1991 continuam a ser um dos alvos preferenciais dos estudos sobre os efeitos da comunicação política televisiva. Até porque o "diálogo" entre o sistema político-partidário e a população depende quase exclusivamente dos órgãos de comunicação social.

Será que os debates entre os candidatos presidenciais esclarecem a opinião pública? Quais os tipos de impacte que podem ser sentidos junto do eleitorado? O sociólogo António Manuel Revez descarta, desde logo, a hipótese de os frente-a-frente entre os candidatos presidenciais permitirem aos eleitores a elaboração de uma avaliação política. Mais do que a definição do "perfil político", os telespectadores traçam um "perfil emocional, sentimental" de cada um dos candidatos a Belém.

Nesta arena televisiva - "o debate é um combate", diz -, o exame político acaba por ser feito a posteriori: "Independentemente do pormenor e de todo o trabalho feito pelo staff das candidaturas, o importante é o que sucede imediatamente após o debate. E a sua avaliação faz com que muitas das vezes seja aquela que decorre da avaliação dos opinion makers", explica António Revez.

Assiste-se, assim, a uma "dupla mediatização da política": à "supremacia visual" (a discussão política é desvalorizada em benefício das competências imagéticas) soma-se a recensão do opinion maker ("muitas vezes quem vence os debates são aqueles que os opinion makers querem").

Para o investigador social e co-autor do livro Velhos e novos actores políticos. Partidos e movimentos sociais (edições Universidade Aberta), a vantagem de as estações de televisão possuírem uma vasta audiência não significa necessariamente a produção de efeitos nas intenções de voto dos eleitores. Aliás, aponta, a elevada exposição mediática de um candidato pode ser prejudicial: "Numa mediatização crescente da política, a imagem de um candidato que surge muitas vezes na televisão pode ser muito desgastada."

Debates serão "cruciais" para a esquerda

Ao contrário de António Revez, o politólogo André Freire acredita que os debates televisivos podem influenciar o comportamento dos eleitores e considera mesmo que eles serão "cruciais" para determinar se haverá ou não uma segunda volta das eleições presidenciais, afigurando-se, por isso, como um "desafio essencial à esquerda". A influência sobre o eleitorado pode, de acordo com o investigador do Instituto de Ciências Sociais, traduzir-se em três tipos de efeitos: "Poderá mobilizar potenciais apoiantes de um candidato que ainda estão divididos entre o voto nesse mesmo candidato e a abstenção; poderá mobilizar os eleitores indecisos; e, finalmente, poderá mesmo operar uma conversão, uma mudança de posição". Este último, acrescenta Freire baseando-se em estudos já realizados, "é mais reduzido".

O politólogo nota que os frente-a-frente são indispensáveis para esclarecer os portugueses sobre "as posições de cada candidato face a diferentes temas", uma vez que há manifestos eleitorais, "como o de Cavaco Silva e o de Mário Soares", que não são muito distintos. "[Os debates] são essenciais para o esclarecimento do país e do que podemos esperar do exercício das funções presidenciais de cada candidato", defende.

Sobre as performances dos candidatos a Belém, António Revez aponta que os campos "emocional e visual são decisivos na importância relativa que possam ter", sublinhando que a atenção dos telespectadores residirá sobretudo na avaliação do comportamento sentimental de cada um dos candidatos quando confrontado com determinada situação. Por isso, um dos debates mais aguardados será, porventura, o de Manuel Alegre e Mário Soares, uma vez que as expectativas do eleitorado acolhem um certo "cariz telenovelesco".

A comunicação visual é um dos aspectos mais relevados pelos assessores das candidaturas, que não descuram a atenção dada à maquilhagem e ao vestuário e tentam que o candidato não demonstre expressões de tensão, impaciência, crispação ou uma alegria desmesurada.

Uma hora de confronto

Após a contestação, em uníssono, de Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa e Manuel Alegre, que discordaram da proposta apresentada pela RTP e pela SIC (sete debates a dividir pelos três canais, a que se juntavam os três frente-a-frente Cavaco-Soares, Soares-Alegre e Cavaco-Alegre), as televisões decidiram adoptar um modelo de dez debates.

O calendário dos teledebates resultou de um sorteio realizado consensualmente entre as televisões e as candidaturas presidenciais, tendo a abertura desta série, que termina no dia 20, sido atribuída ao confronto entre Manuel Alegre e Cavaco Silva, a transmitir na SIC. Os debates terão início às 20h45, a seguir aos telejornais, e a sua duração é de uma hora. Segundo o acordo firmado entre as emissoras televisivas, cada estação cederá às restantes o debates que transmitir, estando igualmente previsto a possibilidade de serem retransmitidos na íntegra ou em excertos. De referir ainda que os canais internacionais da RTP e SIC irão emitir os debates em simultâneo.

Sugerir correcção
Comentar