Tempestade tropical "Gamma" faz pelo menos seis mortos

Foto
Uma ponte caiu sexta-feira, quando "Gamma" já estava a condicionar o tempo nas Honduras Diario el Tiempo/AP

A tempestade tropical "Gamma" fez pelo menos seis mortos na noite passada, três nas Honduras e outros três na sequência da queda de um pequeno avião na região caribenha do Belize. Os estragos nas Honduras levou o país a pedir o auxílio humanitário dos Estados Unidos, para onde "Gamma" se dirige, sem que se tema que ganhe força de furacão.

Esta madrugada, a tempestade afastava-se lentamente das Honduras dirigindo-se para Cuba, onde deverá chegar amanhã. Segundo a Associated Press, "Gamma" está a mover-se de forma irregular. O Serviço Meteorológico hondurenho regista um "avanço lento e errático" da tempestade em direcção a Cuba.

A tempestade, que se formou sexta-feira ao largo da costa caribenha das Honduras, levou fortes chuvas ao país desde quarta-feira. A chuva começou ontem a diminuir de intensidade e para hoje prevê-se uma "melhoria notável" das condições do tempo.

Com uma velocidade de 75 quilómetros por hora, a tempestade está a concentrar o mau tempo na América Central e deve passar pelas ilhas Caimão.

As Honduras viram-se assoladas sobretudo por inundações repentinas e deslizamentos de terras. Cinco rios galgaram as suas margens e há cidades completamente inundadas. A Comissão Permanente de Contingências indica que mais de cinco mil pessoas foram retiradas de suas casas. A AFP dá conta da morte de nove pessoas, mas os dados da AP indicam apenas a morte de seis pessoas, às quais se juntam 14 desaparecidos.

Sugerir correcção
Comentar