Lisboa: mais de mil assinaturas pedem criação de freguesia do Oriente

Foto
DR

Mais de mil pessoas já assinaram uma petição em defesa da criação da freguesia do Oriente na zona onde decorreu a Expo98, em Lisboa.

A Associação de Moradores e Comerciantes do Parque das Nações (AMCPN) começou na sexta-feira passada a recolher assinaturas a favor da aprovação do projecto de lei n/o 100/X/1, da autoria do deputado Rui Gomes da Silva (PSD), que defende a criação da freguesia do Oriente.

"Não temos ainda números certos, mas já temos provavelmente mais de mil assinaturas", que estão a ser recolhidas através da Internet e em vários estabelecimentos do Parque das Nações, disse José Moreno, da associação.

De acordo com o representante, o objectivo é recolher mais de quatro mil assinaturas para obrigar à apreciação do projecto de lei pela Assembleia da República.

Actualmente, a zona está repartida entre a freguesia de Santa Maria dos Olivais, em Lisboa, e as freguesias de Moscavide e Sacavém, no concelho de Loures, uma situação que, na opinião dos moradores, coloca vários problemas à comunidade ali existente, como falta de transportes públicos e de equipamentos, como escolas e um centro de saúde.

Segundo José Moreno, o Parque das Nações tem actualmente entre 15 mil a 17 mil residentes e estima-se que terá de 25 mil a 30 mil habitantes "dentro de dois ou três anos", números baseados nos prédios já existentes e em construção, estimando-se que outras tantas pessoas trabalhem nesta área.

Os signatários sustentam que "o sistema de transportes públicos é inacreditavelmente escasso, a escola Vasco da Gama (infantil e básica) está saturada, não foi sequer iniciada a construção do novo centro de saúde, o estacionamento é já caótico".

Na opinião dos subscritores, a petição "assume carácter de urgência visto o processo de transferência de competências entre a Parque Expo, S.A.e o município de Lisboa estar em fase de conclusão para que a divisão do Parque das Nações em três parcelas não ganhe estatuto de facto consumado e para que a gestão da Câmara possa desde o início assumir-se como uma gestão integrada e sustentada".

A proposta subscrita por Rui Gomes da Silva, entregue em Junho na Assembleia da República, baixou à Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território. Em Novembro do ano passado, os partidos de esquerda da Assembleia Municipal de Lisboa deram um parecer negativo ao projecto de lei, e consideraram que "a resolução dos problemas detectados poderá em parte ser alcançada através da incorporação do Parque das Nações num só concelho e não através da criação de uma nova freguesia em Lisboa".

Sugerir correcção
Comentar