Morreu Artur Vieira de Andrade

Foto
O funeral de Artur Vieira de Andrade sai no sábado às 10h00 para o Cemitério da Lapa, no Porto Estela Silva/Lusa (arquivo)

O combatente antifascista Artur Vieira de Andrade morreu ontem em Coimbra aos 92 anos de idade. O funeral sai no sábado às 10h00 para o Cemitério da Lapa, no Porto, disse hoje a sua filha, Laura Rodrigues.

Presidente da primeira Comissão Administrativa da Câmara Municipal do Porto após o 25 de Abril de 1974, Artur Vieira de Andrade foi formado em arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto.

Foi um dos principais impulsionadores da candidatura de Humberto Delgado à Presidência da República, em 1958, e esteve preso oito vezes por motivos políticos.

A convite de Sá Carneiro, aderiu em 1974 ao PPD, partido a que pertenceu durante pouco tempo, vindo a regressar à vida autárquica entre 1979 e 1982 como vice-presidente da autarquia do Porto, liderada pelo socialista Alfredo Magalhães.

Em 1989, foi candidato à presidência da Câmara Municipal do Porto pelo PRD, partido criado em torno de Ramalho Eanes, que, enquanto Presidente da República, condecorou Artur Andrade em 1985 com o grau de Comendador da Ordem da Liberdade.

Como arquitecto, destacam-se duas obras no Porto: a do antigo Café Rialto, na Praça D. João I, e a do Cinema Batalha, actualmente em obras de reabilitação, na sequência de um projecto apresentado pela Associação dos Comerciantes do Porto, presidida pela sua filha, Laura Rodrigues.

Sugerir correcção
Comentar