Bienal de Marionetas começa hoje em Évora

Foto
O festival vai apresentar espectáculos em diferentes espaços da cidade DR

A IX Bienal Internacional de Marionetas de Évora começa hoje com a participação de 22 companhias europeias e americanas, que vão apresentar 83 espectáculos, a maioria deles ao ar livre nas principais praças da cidade. A bienal vai contar, ao longo de seis dias, com 26 representações distribuídas pelo Teatro Garcia de Resende e pela Sociedade Joaquim António de Aguiar e 57 espectáculos de rua.

A cargo do Centro Dramático de Évora (Cendrev), companhia profissional de teatro responsável pelos tradicionais Bonecos de Santo Aleixo, a bienal vai reunir grupos da Alemanha, Espanha, França, Bélgica, Itália, Dinamarca, Hungria, Inglaterra, Argentina e Brasil, para além de Portugal, e terá início esta tarde, às 18h, com animação de rua pelo Gaitafolia, a que se segue a inauguração, no Palácio do Barrocal, da exposição Los Títeres de Francisco Peralta, de Madrid. O Teatro de Marionetas do Porto apresenta Os Encantos de Medeia, de António José da Silva, o Judeu, no Garcia de Resende (21h30), e a companhia dinamarquesa Alex Barti a peça Barti, no Jardim das Canas (23h).

Até domingo, uma das principais apostas do festival reside na apresentação de espectáculos em diferentes espaços da cidade, prometendo "surpreender os eborenses e os turistas", estando ainda previsto o seminário internacional Os Bonecos de Santo Aleixo no Passado e no Presente do Teatro em Portugal, organizado pelo Centro de História de Arte da Universidade de Évora.

Tendo como anfitriões os "pícaros" e "atrevidos" Bonecos de Santo Aleixo, manipulados por actores do Cendrev, a bienal, realizada pela primeira vez em 1987, constitui, segundo os promotores, "um dos grandes festivais europeus da especialidade". Títeres de varão, manipulados por cima - à semelhança das grandes marionetas do Sul de Itália e do Norte da Europa -, os Bonecos de Santo Aleixo têm origem na aldeia alentejana que lhes deu o nome. Os bonecos são manipulados por uma "família", constituída pelos actores profissionais Ana Meira, Gil Salgueiro Nave, Isabel Bilou, José Russo e Vítor Zambujo, estando o acompanhamento musical a cargo de Gil Salgueiro Nave.

Contando no seu reportório com as peças Auto do Nascimento do Menino Jesus e Passo do Barbeiro, os bonecos realizaram mais de 30 representações ao longo do ano passado em várias localidades portuguesas e em digressões por Espanha, Itália e Brasil.

Sugerir correcção
Comentar