Hospital de Santa Maria já tem novo conselho de administração

Foto
O objectivo é frisar a vocação formativa do hospital Adriano Miranda/PÚBLICO

O ministro da Saúde substituiu o conselho de administração do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, que será presidido por Adalberto Campos Fernandes.

Adalberto Campos Fernandes, que era director da Companhia Portuguesa de Seguros de Saúde - Média, é licenciado em Medicina com grau de mestre em Saúde Pública - Administração dos Serviços de Saúde, possui competências em Medicina Farmacêutica e Gestão dos Serviços de Saúde atribuídas pela Ordem dos Médicos.

O conselho de administração terá como vogais João Álvaro Correia da Cunha, director do serviço de Cardiologia e antigo director clínico do Hospital de Santa Maria; e Jorge Poole da Costa, que desempenhava as funções de director de serviço de Gestão de Recursos Humanos do Hospital Miguel Bombarda.

O novo director clínico do hospital será António Apolinário Bugalho de Almeida, que actualmente exerce as funções de director do serviço de Pneumologia do Hospital de Santa Maria e preside à Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e à Comissão Coordenadora do Programa Nacional de Controlo da Asma.

O cargo de enfermeiro-director será ocupado por Maria da Purificação Ribeiro da Gandra, enfermeira especializada em Saúde Infantil e Pediátrica que desempenhava o cargo de enfermeira-directora no Hospital de Alcobaça.

A nova equipa substitui Alberto Moreno na presidência do conselho de administração e Albino Freire, Vicente Pereira, Mendes do Vale e Ana Paula Fernandes nos restantes lugares da direcção.

Com esta nomeação o ministro da Saúde pretende aproximar o Hospital de Santa Maria dos objectivos fixados pelo Governo para aquele hospital, como "centro de excelência de prática, investigação e ensino das Ciências Médicas", refere a nota.

Sugerir correcção
Comentar