"O Independente" condenado a indemnizar Ferro Rodrigues, Paulo Pedroso e Vieira da Silva

Foto
O jornal pretende recorrer da sentença DR

O jornal "O Independente" foi hoje condenado a pagar uma indemnização de 150 mil euros aos socialistas Ferro Rodrigues, Vieira da Silva e Paulo Pedroso por difamação no âmbito do processo Casa Pia

O caso foi julgado na 3ª Vara do Tribunal Criminal da Boa Hora, em Lisboa, que condenou "O Independente", a sua directora, Inês Serra Lopes, e a jornalista Adriana Vale a pagarem uma indemnização de 50 mil euros a cada um dos três queixosos.

"Inês Serra Lopes foi ainda condenada a pagar uma multa de quatro mil euros e Adriana Vale de 1250 euros em substituição de pena de prisão", revelou uma fonte do PS.

O ex-secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, o actual ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, e o ex-deputado socialista Paulo Pedroso processaram "O Independente" depois do semanário ter publicado, na sua edição de 25 de Julho de 2003, as fotografias dos três responsáveis socialistas sob o título "os suspeitos".

Na mesma edição, numa das páginas interiores, uma notícia referente ao processo Casa Pia era encimada pelo título "os suspeitos do costume" referindo-se aos três dirigentes socialistas.

"A sentença, que poderá ser objecto de recurso por parte da defesa, refere que essa notícia provocou danos irreparáveis aos visados", agravada pelo factos de "os arguidos saberem que essa mesma notícia iria provocar efeitos devastadores na vida dos assistentes", refere a fonte do PS, não identificada pela Lusa.

A mesma fonte adianta que o tribunal considerou que os arguidos fizeram a referida notícia "sem terem garantido a veracidade dos factos".

Fonte de "O Independente" indicou à Lusa que a defesa pretende recorrer da sentença.

Sugerir correcção
Comentar