Gianluigi Buffon ficou em primeiro

IFFHS: Vítor Baía considerado o oitavo melhor guarda-redes em 2004

Vítor Baía regressou à lista dos melhores do mundo da IFFHS
Foto
Vítor Baía regressou à lista dos melhores do mundo da IFFHS Oliver Hoslet/EPA

O guarda-redes do FC Porto, Vítor Baía, foi considerado pela Federação de História e Estatística do Futebol (IFFHS) o oitavo melhor guarda-redes de 2004, numa eleição que colocou no topo o italiano Gianluigi Buffon. O guarda-redes da selecção portuguesa e do Sporting, Ricardo, ficou em 19º lugar.

Baía, que em 2004 foi campeão nacional, europeu e mundial ao serviço do FC Porto, ficou em igualdade pontual com o colombiano Juan Carlos Henao, do Once Caldas, seu adversário na final da Taça Intercontinental disputada em Yokohama, no Japão.

O guarda-redes do FC Porto regressa à lista da IFFHS, depois de ter sido sexto classificado em 1995, quinto em 1996, sétimo em 1997 e nono em 1999 e 2000.

Gianluigi Buffon, que guarda as redes da selecção italiana e da Juventus, renovou a liderança da lista da IFFHS, e Ricardo surge na 19ª posição.

O "top" dos cinco melhores guarda-redes fica completo com o checo Petr Cech, do Chelsea (2º); o brasileiro Dida, do AC Milan (3º); o espanhol Iker Casillas, do Real Madrid (4º); e o grego Nikopolidis, do Olimpiakos (5º).

Sugerir correcção