Eduardo Serra conquista “óscar” europeu para melhor fotografia

Foto
Fatih Akin, o vencedor da noite DR

Único português na corrida aos “óscares” da Europa, os Prémios Europeus do Cinema que ontem foram entregues em Barcelona, Eduardo Serra venceu, pelo britânico “Rapariga com Brinco de Pérola”, na categoria de Melhor Director de Fotografia. Na cerimónia, apresentada por Maria de Medeiros e pelo espanhol Juanjo Puigcorbé, o prémio para melhor filme europeu do ano foi para o alemão “Gegen die Wand” (“Head-on”), de Fatih Akin, enquanto o espanhol Alejandro Aménabar conquistou a distinção de melhor realizador por “Mar Adentro”.

O filme vencedor, que já era um campeão de nomeações, “Gegen die Wand”, conta a história de uma casal turco na Alemanha. Além de um sucesso comercial, o filme ficou marcado por uma grande polémica à volta da actriz principal quando os jornais alemães revelaram que antes do cinema dito “sério” já tinha currículo no cinema pornográfico. Polémicas à parte, o filme já conseguira também conquistar o Urso de Ouro, no Festival de Cinema de Berlim. Fatih Akin, turco-alemão, conseguiu mais um Prémio Europeu na na secção People's Choice, votada pelo público europeu, na categoria de melhor realizador. O Prémio da Crítica preferiu distinguir o grego Theo Angelopoulos por “Trilogia – To Livadi Pou Dakrizi (Trilogy – The Weeping Meadow)”.

Outro grande vencedor da noite foi “Mar Adentro, que obteve não só o prémio de melhor realizador para Aménabar mas também o prémio de melhor actor para Javier Bardem. Duas distinções sem surpresas, tal como a de Imelda Staunton (“Vera Drake”) como melhor actriz. Já o público preferiu, pelo segundo ano consecutivo, o alemão Daniel Brühl “Was Nützt Die Liebe In Gedanken (Love In Thoughts)” – a estrela de “Adeus Lenine” – como melhor actor, e a espanhola Penélope Cruz, com o filme italiano “Non Ti Muovere (Don’t Move)”, como melhor actriz.

De destacar ainda a distinção atribuída à realizadora e actriz norueguesa Liv Ullmann, célebre pela participação em obras de Ingmar Bergman, premiada pela sua contribuição para o cinema mundial, e o prémio de carreira para o realizador espanhol Carlos Saura. “2046”, de Wong Kar-Wai, conquistou o prémio de melhor filme não-europeu.

Um dos grandes perdedores foi mesmo Pedro Almodóvar que com “Má Educação”, tal como “Mar Adentro, estava nomeado para cinco prémios (incluindo melhor filme e actor), não conseguindo nenhum.

Nesta 17ª cerimónia dos Prémios Europeus de Cinema concorreram 44 filmes nomeados pela Academia Europeia de Cinema, sediada em Belim e de que fazem parte 1600 profissionais da indústria cinematográfica da Europa, sendo presidida pelo realizador alemão Wim Wenders. Sem a popularidade dos galardões de Cannes, Veneza ou Berlim, os prémios são muito respeitados no meio, já que a votação é feita, à Hollywood, pelos profissionais que integram a Academia Europeia.

Prémios Europeus de Cinema

FILME: “Gegen die Wand (Head-On)”, de Fatih Akin, Alemanha

REALIZADOR: Alejandro Amenábar, “Mar Adentro”, Espanha/França/Itália

ACTOR: Javier Bardem, “Mar Adentro”, Espanha/França/Itália

ACTRIZ: Imelda Staunton, “Vera Drake”, Reino Unido, França

ARGUMENTO: Agnès Jaoui & Jean-Pierre Bacri, “Comme Une Image – Olhem Para Mim”, França

DIRECTOR DE FOTOGRAFIA: Eduardo Serra, “Rapariga com Brinco de Pérola”, Reino Unido

COMPOSITOR: Bruno Coulais, “Les Choristes – Os Coristas”, França

PRÉMIO EUROPEU DE CARREIRA: Carlos Saura, Espanha

PRÉMIO EUROPEU DE CARREIRA MUNDIAL: Liv Ullmann, Noruega

REVELAÇÃO, PRÉMIO FASSBINDER: “Certi Bambini”, de Andrea e Antonio Frazzi, Itália

PRÉMIO DA CRÍTICA, PRÉMIO FiPRESCI: “Trilogia – To Livadi Pou Dakrizi (Trilogy – The Weeping Meadow)”, Theo Angelopoulos, Grécia

DOCUMENTÁRIO, PRÉMIO ARTE: “Darwin’s Nightmare”, Hubert Sauper, França/Áustria/Bélgica

CURTA-METRAGEM, PRÉMIO UIP: “J’ Attendrai le Suivant”, Philippe Orreindy, França

FILME NÃO-EUROPEU, PRÉMIO SCREEN: “2046”, Wong Kar-Wai, França/China

PRÉMIOS JAMESON PEOPLE'S CHOICE

REALIZADOR: Fatih Akin, “Gegen Die Wand (Head-On)”, Alemanha

ACTOR: Daniel Brühl, “Was Nützt Die Liebe In Gedanken (Love In Thoughts)”, Alemanha

ACTRIZ: Penélope Cruz, “Non Ti Muovere (Don’t Move)”, Itália

Sugerir correcção
Comentar