DVD-livro de Pedro Costa lançado hoje na Cinemateca

Foto
“Onde Jaz o Teu Sorriso?”, de Pedro Costa DR

O DVD-livro de “Onde Jaz o Teu Sorriso?”, documentário de Pedro Costa sobre o casal de cineastas franceses Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, vai ser lançado hoje, às 19h00, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.

Realizado em 2003 por encomenda do canal franco-alemão Arte para a série Cinéma de Notre Temps, “Onde Jaz o Teu Sorriso?” acompanha a montagem de uma terceira versão de “Sicília!” (1999) e é um fulgurante olhar sobre o trabalho e o cinema dos Straub — mas também sobre os Straub enquanto dupla conjugal.

O documentário é exibido na Sala Dr. Félix Ribeiro, seguido da projecção das duas últimas obras da dupla de cineastas: “Il ritorno del figlio prodigo/ Umiliati” (2003), leitura pessoal do romance “Donne di Messina”, de Elio Vittorini, autor dilecto dos Straub; e “Une visite au Louvre” (2004), visita ao Museu do Louvre com incidência em obras de Delacroix, Tintoretto e Courbet, entre outros, comentadas pelo pintor Paul Cézanne, que já servira de matriz a “Cézanne” (1989), dos Straub.

O programa prossegue às 21h30, com a exibição de “6 Bagatelas”, um pequeno filme de 20 minutos de Pedro Costa que reúne seis cenas inéditas de “Onde Jaz o Teu Sorriso?”, e que será incluído no DVD do filme.

Com produção da Contracosta e da Assírio & Alvim, o DVD-livro inclui ainda duas curtas-metragens, inéditas entre nós, de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet, “Il Viandante” (2001) e “L’Arrotino” (2001).

O livro reproduz os diálogos integrais do filme, além de conter textos críticos do filósofo francês Jacques Rancière, de Emmanuel Burdeau, redactor-chefe da revista “Cahiers du Cinéma”; de Thierry Lounas, ex-crítico dos “Cahiers du Cinéma”; e de João Bénard da Costa, presidente da Cinemateca Portuguesa.

Sugerir correcção
Comentar