Durão Barroso inicia mandato de 5 anos à frente da Comissão Europeia

Foto
Durão Barroso: "Estou cheio de motivação porque penso que há muito a fazer" EPA

Durão Barroso entrou esta manhã em funções como presidente da Comissão Europeia, manifestando-se "cheio de motivação" para trabalhar no cargo nos próximos cinco anos.

"Muito trabalho concerteza é o que me espera. Estou cheio de motivação porque penso que há muito a fazer", disse Durão Barroso às 09h00 (08h00 de Lisboa) à entrada do seu novo local de trabalho, no renovado e ultramoderno Berlaymont, em Bruxelas.

Este é o edifício histórico, sede da Comissão Europeia, que durante 14 anos esteve desactivado para a realização de obras com o objectivo de retirar amianto e outros materiais tóxicos.

Na agenda de Durão Barroso para esta semana inclui-se hoje um encontro com o chefe da diplomacia da Alemanha, Joschka Fischer, amanhã um encontro com o Presidente da República Eslovaca, Ivan Gasparovic, e quarta-feira a primeira reunião do colégio de comissários europeus.

Para quinta-feira está agendado um encontro com o Rei Abdullah II Bin Al Hussein, da Jordânia, e a participação na Cimeira entre a União Europeia e a Rússia, em Haia.

Durão Barroso vai liderar 24 comissários europeus, um por cada Estado-membro, e já tem um problema para resolver.

O comissário europeu dos Transportes, o francês Jacques Barrot, terá ocultado uma condenação a oito meses de prisão em 2000 por financiamento irregular do seu partido centrista.

Durão Barroso pediu no domingo a Barrot para esclarecer a sua situação por escrito junto do presidente do Parlamento Europeu, Josep Borrell.

O executivo comunitário do ex-primeiro-ministro português substitui com um atraso de três semanas a equipa do italiano Romano Prodi, depois de um braço de ferro inédito com o Parlamento Europeu.

Durão Barroso foi obrigado a proceder a uma pequena remodelação da sua equipa inicial, com a substituição de dois elementos, depois de a Assembleia de Estrasburgo ter ameaçado, em Outubro, chumbar a lista inicial de comissários europeus.

Os eurodeputados deram um apoio expressivo à nova Comissão Barroso apenas quinta-feira, na semana passada, com 449 votos a favor, 149 contra e 82 abstenções.

José Manuel Durão Barroso deu como grande prioridade à sua equipa o relançamento económico da Europa (estratégia de Lisboa) e a redução do atraso da competitividade do velho continente em relação aos seus concorrentes mais próximos, principalmente os Estados Unidos da América.

A Comissão Europeia vai também estar na primeira linha para acompanhar o processo de ratificação da Constituição Europeia e da preparação, eventualmente, de um plano para o caso desta ser chumbada em um qualquer Estado-membro.

As negociações de entrada da Turquia e a preparação do próximo quadro financeiro 2007-2013 da UE serão outras tarefas importantes durante o mandato deste executivo comunitário.

Sugerir correcção
Comentar