”Blade Runner”: o melhor filme de ficção científica de sempre

Foto
"Blade Runner" DR

O jornal britânico "The Guardian" propôs a um grupo de 56 cientistas que escolhessem as melhores obras de cinema de ficção científica e o vencedor destacado foi “Blade Runner – Perigo Iminente”, um clássico moderno realizado por Ridley Scott, em 1982, com Harrison Ford. Um filme considerado "muito avançado para a sua época".

“Blade Runner” é uma adaptação livre de um conto, também ele um clássico da literatura do género, de Philip K Dick, “Do Androids Dream of Electric Sheep?”. No filme, Harrison Ford é um caçador de “replicantes”, andróides que vivem foragidos numa Los Angeles futurista.

Um dos cientistas que participou na votação, Stephen Minger, referiu que “Blade Runner” vencera por estar "muito avançado para a sua época”, e considerou-o “o melhor filme alguma vez feito”. Outro cientista, Chris Frith, disse ainda que o filme coloca questões tão intemporais como “o que é ser humano, quem somos nós, de onde viemos?”. Além disso, estará mesmo avançado em termos de neurociência, já que o questionário que Ford utiliza para descobrir quem é um “replicante”, “não está muito longe do género de coisas que os neurocientistas da cognição trabalham actualmente”.

Na preferência dos cientistas, seguem-se “2001, Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubick, e, em terceiro lugar ex-aequo, o primeiro “Guerra das Estrelas” (de Geoge Lucas) e o segundo (“O Império Contra-Ataca”, dirigido por Irvin Kershner). O top-10 da ciência completa-se com o primeiro “Alien” (outro de Ridley Scott), "Solaris" (de Andrei Tarkovksy), os primeiros dois tomos de “Terminator” (“O Exterminador Implacável” e “O Dia do Julgamento”, ambos de James Cameron), “The Day the Earth Stood Still” (o mais antigo da lista, dirigido em 1951 por Robert Wise), “A Guerra dos Mundos” (outro clássico, de 1953, de Byron Haskin), “The Matrix” (dos irmãos Wachowski ) e “Encontros Imediatos do Terceiro Grau", de Steven Spielberg.

Os cientistas votaram também os seus autores preferidos de ficção científica. O vencedor foi Isaac Asimov, seguido por John Wyndham, Fred Hoyle, Philip K. Dick e H.G. Wells.

Sugerir correcção
Comentar