Ricardo Carvalho no Chelsea por 30 milhões de euros

Foto
PUBLICO.PT

Ricardo Carvalho vai protagonizar a maior transferência de sempre do futebol português e a segunda maior do ano no mercado internacional, depois de o Chelsea ter praticamente garantido ontem a sua contratação com a oferta irrecusável de 30 milhões de euros ao FC Porto.

Há um princípio de acordo entre os dois clubes, faltando negociar o contrato do jogador, que já não deve seguir hoje para o Canadá, onde os restantes futebolistas portistas que disputaram o Europeu se vão juntar à comitiva do FC Porto que terminou ontem o estágio de preparação na Holanda.

O Chelsea vai assim ganhar a corrida pelo central português ao Real Madrid, que nunca ofereceu mais do que 25 milhões. Mas Ricardo Carvalho há muito que era uma tentação para o Chelsea, e há dois meses houve mesmo contactos nesse sentido com o FC Porto. O interesse arrefeceu depois bastante, com os ingleses mais preocupados entretanto com as negociações por Drogba e Tiago, mas os contactos reataram-se nos últimos dias, tudo indicando que possam ficar hoje concluídos.

A venda de Ricardo Carvalho permitirá ainda ao FC Porto atingir uma receita recorde de vendas de jogadores numa época, num total de 72,75 milhões de euros. Nestas contas são contabilizados os 21 milhões de euros em que ficou estabelecida a venda de Deco ao Barcelona, embora o FC Porto só vá receber 15 porque no negócio foi envolvido Quaresma, avaliado pelos dois clubes em seis milhões de euros. Ao invés, não foram contabilizados os três milhões de euros em que foi avaliada a venda de Pedro Mendes ao Tottenham e que foram descontados nos 7,5 milhões que os portistas vão pagar pelo regresso de Hélder Postiga. De resto, foram tidos em conta os 20 milhões que rendeu a saída de Paulo Ferreira e os 0,75 milhões referentes ao regresso de Alenitchev à Rússia. Refira-se que a todos estes negócios esteve ligado o português Jorge Mendes, que é ainda o representante do benfiquista Tiago, e que assim se consagra provavelmente no empresário de futebol actualmente com maior sucesso a nível mundial.

Depois do seu colega de equipa Paulo Ferreira e do benfiquista Tiago, Ricardo Carvalho é o terceiro reforço português garantido por José Mourinho para o Chelsea. Nos sete jogadores comprados pelo clube inglês desde que Mourinho foi contratado ao FC Porto, o Chelsea já gastou 106,5 milhões de euros, mais do que todos os outros clubes juntos da "Premier League". O mais caro foi o francês Drogba (39,2 milhões, a maior "compra" de sempre do futebol inglês), seguido de Ricardo Carvalho (30), Paulo Ferreira (20), o holandês Robben (19,2), Tiago (12), o checo Peter Ceh (11,3), o holandês Kezman (8). Mas se tivermos em conta as 18 aquisições que o clube do milionário russo Roman Abramovich efectuou de há um ano para cá, o Chelsea já investiu mais de 333,7 milhões de euros, mais do que o Manchester United gastou nos últimos 18 anos em que foi treinado po Alex Ferguson.

Sugerir correcção
Comentar