Festival cultural de Verão arranca hoje em Guimarães

Arranca hoje e decorre até 24 de Julho mais uma edição d' "O Verão vale a pena em Guimarães", o já tradicional certame estival que vai animar essencialmente as praças do centro histórico da Cidade-Berço.

Com um orçamento a rondar os 50 mil euros, a cooperativa municipal "A Oficina" volta a apostar num "cocktail" de teatro de humor, música e dança para prosseguir a aposta do município num turismo de cariz cultural.

As honras de abertura do certame cabem aos Mind da Gap e Dealema, dois dos expoentes máximos do "hip-hop" nacional. O espectáculo integra a "Coalizão Tour 2004", série limitada de concertos que junta no mesmo palco o mais veterano dos projectos "hip-hop" em actividade no país com uma das recentes revelações nacionais do género. Uma oportunidade única para ouvir temas raramente escutados e também para Ace (Mind da Gap) apresentar alguns registos do seu álbum a solo, "IntensaMente", lançado no ano passado. Amanhã é a vez dos At-Tambur, grupo que faz a fusão entre vários instrumentos e estilos musicais, reunindo um repertório inspirado nas tradições portuguesas e nas de outras paragens, atravessando géneros tão distintos como a música clássica e o jazz.

Na segunda semana de espectáculos, a música dá lugar ao teatro. Dia 14, os espanhóis Llana regressam a Guimarães com o humor negro da sua última produção, "Star Trip", um espectáculo que nos transporta para o mundo da ficção científica. Os protagonistas são quatro intrépidos astronautas que hibernam dentro de uma nave espacial que vagueia pelo espaço há 50 anos e cuja missão é encontrar vida inteligente no universo, para trazê-la para a Terra. A noite seguinte é reservada aos argentinos "Tangorditos", um duo de "clowns" que surpreendeu a América do Sul e a Europa com o seu humor corrosivo, mas contagiante. "Ponele onda!!!" é um desconcertante "cocktail" de tango, disparatados "gags", malabarismos e outras proezas, com o Amor como pano de fundo.

No dia 16, é a vez da Casa da Comédia e d' "As Desventuras de Isabella", um espectáculo inspirado na Comedia dell`Arte e na herança deixada pelo italiano Flamínio Scala. O argumento propõe uma reflexão sobre a condição do actor e sobre o fascínio da Commedia dell'Arte, onde o humor e a crítica social caminham lado a lado. A fechar uma semana inteiramente dedicada à arte da representação, o Teatro Peripécia, uma companhia internacional recentemente criada em Portugal, junta no palco dois actores espanhóis e um português, que contam-nos a "louca história" da Península Ibérica, vista de um lado e do outro da fronteira.

Os dois últimos dias do evento cultural reservam espectáculos de dança. No dia 22 de Julho, sobe ao palco do auditório da Universidade do Minho a companhia canadiana Kaeja d'Dance, dinamizada pelo casal Allen e Karen Kaeja, numa iniciativa apresentada em colaboração com o "Fringe Festival de Dança" de Tomar. Um espectáculo que inclui filmes, dança a solo e em grupo, num estilo muito próprio, onde o fundamento é a criatividade. Os bailarinos da companhia canadiana regressam no dia 24, na companhia da coreógrafa e bailarina Paola Moreno e dos participantes do "workshop" de dança para apresentarem os resultados de um espectáculo preparado desde o dia 19.

PROGRAMA9 de Julho

19h00, Espaço Oficina


Apresentação pública do workshop de Commédia d'Ell Arte


22h00, Praça de Santiago


Mind da Gap e Dealema


Coalizão Tour


10 de Julho

22h00, Praça de Santiago


At-Tambur


Apresentação do CD de estreia


14 de Julho

22h00, Praça de Santiago


Yllana


"Star Trip"


15 de Julho

22h00, Praça de Santiago


Tangorditos


"Ponele onda!!!"


16 de Julho

22h00, Largo da Oliveira


Casa da Comédia


"As Desventuras de Isabella"


17 de Julho

22h00, Praça de Santiago


Peripécia Teatro


"Ibéria - a louca história de uma península"


22 de Julho

22h00, Auditório da Universidade do Minho


Kaeja d'Dance


24 de Julho

22h00, Auditório da Universidade do Minho


Kaeja d'Dance / Paola Moreno


Apresentação dos resultados do "workshop" de dança


Sugerir correcção
Comentar