Argélia: chefe islamista abatido pelo Exército

O chefe do Grupo Salafista para a Predicação e o Combate, Nabil Sahraui, também conhecido por Abu Ibrahim Mustafá, foi ontem abatido pelo Exército argelino na região de Bejaia (260 quilómetros a leste de Argel), indicou hoje a televisão estatal.

Dirigente do Grupo Salafista para a Predicação e o Combate desde o Verão de 2003, Nabil Sahraui foi morto junto com quatro dos seus colaboradores, entre os quais Abi Abdelaziz (também conhecido por Okacha El-Para), um dos seus principais adjuntos, acrescenta o comunicado citando um comunicado do Exército argelino.

A direcção do Grupo Salafista para a Predicação e o Combate foi "totalmente neutralizada" durante uma "vasta operação antiterrorista" levada a cabo pelo Exército na região de El-Kseur, indicou o Estado-Maior do Exército citado pela agência argelina APS.

Foram igualmente recuperadas munições, armas e documentos durante a operação.

O Grupo Salafista para a Predicação e o Combate - que estará ligado à rede terrorista de Osama bin Laden, a Al-Qaeda - é a maior das estruturas islamistas autonómicas argelinas, embora tenha vivido várias dissidências ao longo dos anos. O seu maior rival, o Grupo Islâmico Armado (GIA) - do qual saiu o Grupo Salafista para a Predicação e o Combate , em 1996 - já quase que não existe, dizimado pelas dissidências e pela apertada vigilância das forças de segurança.

Sugerir correcção
Comentar