Novo livro sobre a selecção nacional é apresentado hoje

Foto
O livro é uma visão histórica, sociológica e jornalística da selecção João Abreu Miranda/Lusa

Sabem os adeptos que a selecção nacional estreou-se ainda antes de existir em Portugal um campeonato nacional de futebol e que já foi conhecida como "Os Negros", por equipar de camisola preta? Ou que conheceu o primeiro triunfo internacional frente à experiente selecção de Itália, depois de quatro desaires consecutivos frente à Espanha? Ou ainda que a "equipa de todos nós" esteve nove jogos e 23 anos sem conhecer o sabor da vitória em jogos oficiais, entre 1934 e 1957?

Estes são apenas alguns dos factos e curiosidades que o sociólogo João Nuno Coelho e o jornalista Francisco Pinheiro, autores de "A Paixão do Povo - História do Futebol em Portugal", transportaram para o seu novo livro, "A Nossa Selecção em 50 jogos" (Edições Afrontamento), que é hoje lançado no Porto (FNAC do NorteShopping, às 21h30).

Para contar a história da selecção nacional, os autores optaram por um formato que privilegia "a sua dimensão mais vivencial e apaixonante": os próprios jogos. "Não quisemos repetir o formato de história. Escolhemos 50 encontros fundamentais que permitem reconstituir o percurso da selecção desde a sua origem [1921] até aos dias de hoje, contextualizando as transformações que marcaram a equipa, como as gerações de treinadores e jogadores, o estilo de jogo, a própria evolução do futebol", explicou ao PÚBLICO João Nuno Coelho. Cada um da meia centena de encontros foi analisado ao pormenor, através de diversas perspectivas - as peripécias que antecederam o jogo, a prestação da equipa em campo, a consequência dos resultados obtidos -, dando ao leitor uma visão abrangente da cada partida. Todos os textos são acompanhados de uma ficha do jogo, da análise ao desempenho dos jogadores nacionais e da eleição do "melhor português em campo", destacando as principais figuras da selecção nacional e "alguns desconhecidos do grande público".

A obra - que é também uma espécie de fotobiografia da selecção nacional, já que os jogos são ilustrados com mais de 150 imagens - foi baseada numa aprofundada pesquisa das fontes jornalísticas, das publicações desportivas às generalistas. Os próprios discursos dos protagonistas e dos jornalistas/cronistas em relação a cada encontro são postos em plano de destaque, bem como os "títulos" da imprensa, que os autores afirmam continuar a constituir um "magnífico objecto de estudo e análise acerca do futebol e da sociedade portuguesa". A fechar o livro, João Nuno Coelho e Francisco Neves apresentam ainda as estatísticas completas da "equipa das quinas", recordes e curiosidades, elementos que traduzem, afinal, "uma outra forma (complementar) de contar a história".

"A Nossa Selecção em 50 jogos" será apresentado por Rui Cerqueira, jornalista da RTP, numa sessão que contará também com a presença dos ex-internacionais Virgílio Mendes, o célebre "Leão de Génova", Jaime Pacheco e Rui Águas, que recordarão alguns dos mais importantes encontros internacionais em que participaram.

Sugerir correcção
Comentar