Maltês Brian Schembri é novo maestro titular da Orquestra Metropolitana de Lisboa

O músico maltês Brian Schembi, pianista e director de orquestra de reconhecido mérito internacional, é o novo maestro titular da Orquestra Metropolitana de Lisboa.

A nova direcção da Orquestra disse esperar de Brian Schembri "a recuperação de todas as capacidades artísticas que outrora fizeram desta [instituição] uma referência nacional".

De Brian Schembri, que reside em Paris e é casado com a pianista e poetisa russa Olga Vassileva, aguarda-se também que contribua para "a reabilitação do prestígio e da justa reputação de uma orquestra multifacetada e dinâmica, voltada para a descentralização e para a formação de novos públicos".

O substituto do maestro Miguel Graça Moura foi o mais novo de sempre a obter a licenciatura na "Royal Schools of Music", de Londres, e prosseguiu os estudos na antiga União Soviética, onde se especializou em Direcção de Orquestra e Piano.

Também compositor de música para teatro, Brian Schembri tem no seu currículo a direcção da Orquestra Metropolitana e Académica de Lisboa, das orquestras filarmónicas de França, Ucrânia e Macedónia, das orquestras sinfónicas e líricas de San Remo e de Nancy, bem como das orquestras nacionais de Toulouse, Lyon e Malta, entre outras.

A designação de Brian Schembri para o cargo de maestro titular da Orquestra Metropolitana de Lisboa é mais um passo na normalização da vida da instituição, que viveu durante meses num ambiente de polémica em torno do seu anterior responsável.

Sugerir correcção
Comentar