Presidente do PSD/Beja demite-se em protesto contra nomeações

Foto
PUBLICO.PT

O presidente da distrital de Beja do PSD, João Luís Figueira, demitiu-se hoje, em protesto contra as nomeações para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

João Luís Figueira justificou o seu pedido de demissão da estrutura alegando estar "descontente" com o processo de nomeações para a CCDRA.
"O ministro [das Cidades e Ambiente] tem a prerrogativa de escolher quem quiser para a CCDRA mas eu também tenho o direito de me demitir", frisou o dirigente partidário, que já entregou a carta de demissão ao presidente da mesa da assembleia distrital do PSD, António Duarte Chagas.

João Luís Figueira explicou ainda que o seu pedido de demissão tem por base "razões de coerência" e de "ética pessoal".

Em Janeiro, o presidente da comissão política de Beja do PSD tinha garantido que, caso a CCDRA não integrasse qualquer representante social-democrata do distrito, se iria demitir.

"Sempre disse que, se Beja ficasse de fora da cúpula do poder na CCDRA, isso seria uma derrota, quer para a distrital do PSD quer para mim, a nível pessoal, porque me empenhei nesse processo", sublinhou hoje.

Recordando que o distrito de Beja conta com duas autarquias do PSD (Ourique e Almodôvar), ao passo que Évora "não tem nenhuma", o dirigente demissionário afirmou ainda não poder "continuar a defender a bandeira da descentralização do partido".

"Beja ficou sem representantes e afastada da cúpula do poder e eu não concordo com a forma como as nomeações para a CCDRA foram conduzidas, pelo que prefiro demitir-me e calar a minha voz, a partir de agora", garantiu João Luís Figueira.

Não estão em causa "os nomes escolhidos" para a CCDRA, mas sim o facto de o distrito ter sido "afastado", frisou, acrescentando: "É uma questão de brio e coerência pessoais".

O processo de nomeações para a CCDRA provocou algum "distúrbio" político na região, não só com os autarcas socialistas a criticarem a "partidarização" da estrutura mas também por parte de José Raúl dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Ourique (PSD).

Em declarações recentes a uma rádio local, José Raúl dos Santos garantiu mesmo que o Baixo Alentejo foi "enrolado porque anda a dormir na forma".

João Luís Figueira, de 59 anos, foi eleito para liderar a comissão política distrital de Beja do PSD em Junho de 2002, devendo as próximas eleições para a estrutura, que estavam marcadas para 2004, ser agora antecipadas.

Hoje, tomam posse os novos dirigentes das CCDRA, sendo a estrutura do Alentejo presidida por António Transmontano (ex-presidente da Câmara Municipal de Portalegre).

Como vice-presidentes, foram indicados Fernando Travassos (ex-presidente da autarquia de Grândola, CDU), António Costa da Silva e Nuno Lecoq.

Sugerir correcção
Comentar