Comboio da ponte chega hoje à Av. de Roma

Foto
O comboio da ponte entre hoje pela primeira vez na nova estação Eduardo Martins/Lusa

Os comboios da Fertagus chegam hoje à nova estação ferroviária de Roma/Areeiro, concluída recentemente, alargando a ligação ferroviária entre o Fogueteiro e Lisboa, anuncioua empresa ferroviária.

A ligação ferroviária Fogueteiro- Roma/Areeiro terá uma duração de trinta minutos, o que representa um acréscimo de três minutos em relação ao percurso habitual. A empresa garante que os horários e os tarifários não vão sofrer alterações.

A nova estação tem uma articulação com a Linha Verde do Metropolitano de Lisboa, disponibilizando uma saída junto da Av. de Roma com passagem para a estação do metro de Roma e uma saída para a estação de metro do Areeiro, situada na Av.a Padre Manuel Nóbrega.

A infra-estrutura está incluída na construção do troço Entrecampos-Chelas, que decorreu entre Janeiro de 2000 e Agosto de 2003, representando um investimento total de 49 milhões de euros, dos quais 80 por cento tiveram comparticipação comunitária do fundo de coesão.

A nova estação, que se prolonga entre a Av. de Roma e a Av. do Aeroporto, tem ligação às avenidas de Roma, S. Miguel Contreras, S. João de Deus e Padre Manuel Nóbrega.

Com este alargamento do serviço, a Fertagus garante a ligação directa dos comboios com três linhas do Metropolitano de Lisboa - Linha Azul na estação de Sete Rios, Linha Amarela na estação de Entrecampos e Linha Verde na estação de Roma-Areeiro.

A Fertagus, que garante a travessia ferroviária da ponte sobre o Tejo, transportou 57 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano. Segundo números da empresa, do total de habitantes da margem sul que todos os dias se deslocam a Lisboa, um quarto utiliza o comboio, o que permitiu uma redução de cerca de 20 mil veículos por dia da ponte 25 de Abril. Em Março de 2004, este eixo ferroviário chegará até Setúbal.

Sugerir correcção
Comentar