Vila Franca de Xira inaugura porto de recreio

O porto de recreio de Vila Franca de Xira vai ser inaugurado hoje. A pequena marina, com capacidade para 84 embarcações, foi construída junto ao Jardim Municipal Constantino Palha, num investimento de 698 mil euros.

Para o presidente da colectividade promotora, a União Desportiva Vilafranquense (UDV), trata-se da concretização de um sonho da população da cidade que tem pelo menos 35 anos. Este porto de recreio será inaugurado no final da primeira etapa da 16ª Regata entre Pontes que, como habitualmente, ligará a zona de Belém, em Lisboa, a Vila Franca de Xira. A prova deverá juntar este ano cerca de 40 barcos e 240 velejadores, o que enriquecerá também o cenário da inauguração.

Segundo Machado Lourenço, presidente da UDV, esta obra "vai transformar a cidade de Vila Franca para melhor e ficará como uma importante infra-estrutura de lazer e de apoio à ligação da população ao rio". O projecto foi aprovado pela Administração do Porto de Lisboa - entidade gestora da margem ribeirinha - e pela câmara vila-franquense e envolverá uma comparticipação municipal de 299 mil euros, distribuídos por três anos.

Os restantes 399 mil euros são da responsabilidade da UDV, esperando Machado Lourenço que resultem fundamentalmente das taxas pagas pelos utilizadores do porto de recreio. "Vamos fazer uma campanha para aluguer de espaços por um período de dez anos. Pensamos destinar 60 por cento dos lugares ao aluguer por períodos mais longos e os outros 40 por cento ficarão para aluguer a passantes à semana ou por poucos dias. Não fizemos nenhuma publicidade, mas já temos 130 inscrições, o que diz bem da aceitação do projecto", referiu.

A secção náutica do Vilafranquense tem grandes tradições, mas nos últimos anos viveu algum adormecimento. O presidente do clube acha que esta obra vai dar um novo impulso às actividades náuticas, que passará também por uma fase de reorganização da secção, com o objectivo de dinamizar a escola de vela e de organizar mais regatas e outras actividades. Nos planos da UDV está também a construção de uma piscina terapêutica (orçada em 750 mil euros) e de um posto náutico, para além de um grande complexo desportivo programado para a zona de expansão urbana a norte da cidade.

A Regata entre Pontes partirá da zona de Belém cerca das 11h00 de hoje. A primeira etapa deverá terminar em Vila Franca cinco horas depois, estando prevista a inauguração do porto de recreio às 18h00. A segunda etapa, no sentido Vila Franca-Lisboa, realiza-se na manhã de domingo. O almirante Leiria Pinto, membro da comissão de honra da prova e habitual concorrente, sublinhou, na apresentação da 16º edição, que esta "é a maior regata que se faz no Tejo, no troço navegável para iates".

Sugerir correcção
Comentar