PJ desmantela laboratório de drogas sintéticas nos arredores de Lisboa

Foto
O laboratório foi descoberto no final de Março DR

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou um laboratório clandestino de heroína sintética em Aveiras de Baixo, nos arredores de Lisboa, um tipo de instalação "muito raro".

O laboratório foi descoberto no final de Março, na sequência de denúncias de residentes à Guarda Nacional Republicana (GNR) relativas ao mau cheiro proveniente do apartamento, que se verificou ser produto da decomposição de um cadáver do sexo masculino ali encontrado.

A GNR comunicou o sucedido à PJ, que detectou a existência no apartamento de um laboratório clandestino para produção de narcóticos químicos, nomeadamente Fentanil e 3-Metilfentanil, também conhecidos por heroína sintética - vulgarmente designada por "China White", "China Girl" ou "China Town".

"A sua síntese consiste num processo quimicamente muito delicado e de grande apuro técnico, razão pela qual este tipo de laboratórios é muito raro a nível mundial", refere a PJ em comunicado.

Um laboratório idêntico foi descoberto em 2002 em São Petersbursgo, na Rússia, e a droga já foi detectada na Estónia e na Finlândia.

Segundo a PJ, os químicos encontrados em Aveiras de Baixo bastariam para fabricar 429 gramas de Fentanil e 312 gramas de 3-Metilfentanil, que depois de diluídas corresponderiam a cerca de 500 gramas de heroína "sintética".

A causa da morte do homem de 39 anos encontrado no apartamento ainda não foi determinada, mas a PJ considera "altamente provável" que se deva a uma overdose. O homem viveu nos Estados Unidos da América até 2000.

Sugerir correcção
Comentar