Mostra de curtas-metragens portuguesas apresenta seis estreias

Foto
"Anónimo", de João Carrilho, é uma das seis estreias da mostra DR

A 5ª mostra de curta-metragens portuguesas arranca amanhã no Fórum Lisboa e apresenta seis estreias absolutas.

O evento, organizado pela Videoteca Municipal, apresenta um cartaz composto por 24 curtas-metragens de 2002 e 2003, entre as quais três filmes de animação. As obras serão distribuídas pelos próximos dias 4, 5, 6, 11 e 12 de Abril.
Na quinta edição, a programadora da mostra, Ilda Castro, disse à Lusa que "o sentido do evento se mantém desde o início: começa a haver alguma variedade, mas ainda não há espaços em Lisboa para passar curtas-metragens portuguesas".

Dos três filmes de animação, o destaque vai para "As Coisas lá de Casa", de José Miguel Ribeiro, realizador do muito premiado "A Suspeita". Com exibição marcada para domingo, "As Coisas lá de Casa" integra oito pequenas histórias com textos de Elsa Barros e música de Bernardo Devlin. No mesmo dia será exibido, pela primeira vez, o "making of" do filme, lançada a edição VHS e o CD com a banda sonora.

"A Rapariga no Espelho", de Pedro Fortes, "Anónimo", de João Carrilho, "Interrogatório", de Miguel Ribeiro, "Ficção", de Lisa Persson e "Um Círculo Perfeito, de Carlos Ramos, são os restantes filmes com primeira exibição pública.

O programa da quinta mostra inclui outras curtas-metragens já estreadas, nomeadamente "Pensão Internacional", de Rui Goulart, que passa amanhã, e "Crónica Feminina", de Gonçalo Luz, agendada para o dia 12. A primeira esteve presente na secção "Novos Territórios", da última edição do Festival de Veneza.

"De Alguidar até ao Mar", de João Fonseca (dia 5), "A Dupla Viagem, de Teresa Garcia (dia 11) e "Cacilheiros-Alerta!", de Pedro Sena Nunes (dia 12) são outras propostas da mostra.

Tal como em 2002, será editado um catálogo com a participação de vários realizadores, entre os quais Sandro Aguilar, Raquel Freire, Elsa Bruxelas e João Carrilho.
Os realizadores estarão presentes durante a exibição das curtas-metragens. A projecção das curtas-metragens começa sempre às 22h00, com excepção de "As Coisas lá de Casa" que está marcada para as 17h30.

Sugerir correcção
Comentar