Gato não fica à frente da UNITA

Foto
Lukamba Gato: "Tendo sido árbitro, não poderei ser jogador em simultâneo" Lusa

O sucessor interino de Jonas Malheiro Savimbi como líder da UNITA, Paulo Lukamba Gato, anunciou ontem em Luanda que não se candidata à permanência no cargo, no congresso a efectuar por aquele partido em Maio ou Junho deste ano.

Gato, que era secretário-geral da organização, tem dirigido provisoriamente a oposição angolana desde que Savimbi foi morto o ano passado numa emboscada e o vice-presidente António Sebastião Dembo morreu nove dias depois, oficialmente devido a diabetes.

"Tornei-me líder da UNITA durante uma crise e a minha liderança vai acabar com a eleição de um novo presidente", disse ontem Lukamba Gato, no encerramento dos trabalhos da Comissão Política do Galo Negro. "Tendo sido árbitro, não poderei ser jogador em simultâneo".

Outra figura destacada do mesmo partido, Abel Chivukuvuku, anunciou igualmente, segundo a Agência Lusa, que não será candidato à liderança, o que dá mais hipóteses a políticos como Isaías Samakuva, Jaime Wanga, Ernesto Mulato ou até mesmo João Vahekeny, actualmente embaixador na Hungria.

Sugerir correcção
Comentar