Ligação Lisboa-Setúbal em pouco mais de 40 minutos

Vai ser possível fazer o percurso de comboio entre Setúbal e Lisboa em pouco mais de 40 minutos a partir do segundo semestre de 2004, quando estiver concluída a totalidade da travessia Norte-Sul, que a Rede Nacional Ferroviária (Refer) está a construir.

Depois de concluída a escavação do túnel da Penalva, no passado mês de Julho, o projecto prevê a construção de 25 quilómetros de linha férrea entre Coina e Setúbal, prolongando a via já existente entre a Ponte 25 de Abril e o Fogueteiro. Quando os trabalhos tiverem terminado - o que, de acordo com a Refer, deverá acontecer no final do próximo ano ou no princípio de 2004 -, as ligações ferroviárias ficarão facilitadas dentro da Península de Setúbal.

A Quinta do Conde, no concelho de Sesimbra, por exemplo, - um dos aglomerados populacionais que mais tem crescido nos últimos anos - passará a ser servida pelo comboio. Por outro lado, quem more nos concelhos do Barreiro ou Moita e pretenda ir para Almada passa a deixar de ter de ir a Lisboa para apanhar a ligação que lhes permita chegar ao seu destino, como acontece hoje: um transbordo no Pinhal Novo permitirá fazer o percurso de comboio.

A conclusão da travessia ferroviária Norte-Sul resolverá ainda mais dois problemas antigos. Será possível ir de Lisboa ao Algarve de comboio sem o incómodo transbordo do barco no Barreiro. Braga e Faro ficarão finalmente ligadas por via férrea através da Ponte 25 de Abril. O comboio deverá demorar menos de três horas a fazer o trajecto entre Lisboa e o Algarve.

Por fim, a nova travessia irá facilitar as ligações em comboios de mercadorias para o porto de Setúbal.

O director do projecto da travessia Norte-sul da Refer, Mário Olivença, garante que "não haverá supressão de comboios ou transbordos permanentes enquanto decorrerem os trabalhos"."Teremos algumas situações em que vai ser necessário fazer trajectos de autocarro, mas isso não vai acontecer de forma permanente", refere.

Depois de 2004 passarão a existir três troços suburbanos de circulação ferroviária no distrito de Setúbal: além do percurso ponte-Pinhal Novo, os troços Barreiro-Pinhal Novo e Pinhal Novo-Setúbal, cuja exploração comercial continuará a pertencer à CP.

A Fertagus, que já explora a linha entre a ponte e o Fogueteiro, será, depois de 2004, o operador que terá a cargo a extensão desta via a Setúbal. Ou seja, pela primeira vez o serviço de suburbanos na Margem Sul terá dois operadores entre o Pinhal Novo e Setúbal.

A estação do Pinhal Novo funcionará como uma placa giratória. É aqui que serão feitos todos os transbordos e as ligações para o Sul do país.

Esta revolução nas ligações ferroviárias no distrito de Setúbal implicará um investimento de 320 milhões de euros e um ano de obras, onde se incluem a electrificação e renovação de troços de via e a duplicação da linha no percurso entre o Pinhal Novo e Setúbal. Está ainda prevista a supressão de todas as passagens de nível das linhas Barreiro-Pinhal Novo e Pinhal Novo-Setúbal.

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