Faleceu a actriz Maria Helena Matos

Filha da consagrada actriz Maria Matos e do empresário Mendonça de Carvalho, Maria Helena Matos, considerada no meio artístico como uma "grande senhora dos palcos", foi casada com o actor e encenador Henrique Santana.

Segundo uma fonte do Sindicato das Artes e Espectáculo, de que a actriz foi sócia fundadora, Maria Helena Matos encontrava-se bem de saúde e tinha recentemente aceite convites para interpretar papéis em televisão e no teatro.

Na sua longa carreira, Maria Helena passou pelo teatro, cinema e televisão, distinguindo-se igualmente como encenadora. Nascida em 1911, conviveu e colaborou com nomes grandes da arte de representar, como Vasco Santana, Ribeirinho e António Silva. Quem a conheceu refere que a actriz apreciava particularmente o género de comédia, deslocando-se frequentemente ao estrangeiro para assistir a espectáculos.

A actriz contracenou recentemente com Rui Mendes na série "Ajuste de Contas", uma produção da NBP para a RTP. Para o actor, Maria Helena Matos foi uma pessoa "excepcional" que dedicou toda a vida ao teatro, "arte que amava e conhecia profundamente".

O corpo da actriz encontra-se hoje em câmara ardente no Centro Paroquial Santa Joana Princesa, à Alameda, em Lisboa.