Sérgio Vieira de Mello nomeado Alto Comissário para os Direitos Humanos

Foto
Mello liderou a administração transitória da ONU em Timor-Leste até à independência do território Firdia Lisnawati/AP

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, nomeou o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, ex-administrador das Nações Unidas em Timor-Leste, para o cargo de Alto Comissário para os Direitos Humanos, sucedendo a Mary Robinson.

Vieira de Mello, funcionário da ONU desde 1969, liderou a administração transitória das Nações Unidas em Timor-Leste até 20 de Maio deste ano, altura em que o território se tornou independente. Antes, o brasileiro chefiou, ainda que interinamente, a missão da ONU no Kosovo.

O nome proposto pelo secretário-geral terá agora que ser confirmado pelos membros da Assembleia Geral, o que deverá acontecer na tarde de amanhã, anunciou Fred Eckhard, porta-voz de Kofi Annan.

Mary Robinson, ex-Presidente da República da Irlanda, abandona a chefia do Alto Comissariado para os Direitos Humanos em Setembro, após cinco anos de mandato, durante os quais alargou o número de funcionários e gabinetes do órgão da ONU. Aplaudida pelas organizações de defesa dos direitos humanos, Robinson não poupou críticas a países como a China, Rússia ou EUA pelas suas estatísticas em termos de direitos humanos.

O alto comissário tem o dever de se pronunciar sobre violações dos direitos humanos, quando e onde quer que ocorram. O Alto Comissariado para os Direitos Humanos tem um orçamento anual de 50 milhões de dólares e emprega cerca de 200 funcionários apenas no seu quartel-general em Genebra. O órgão é responsável pela direcção de programas de assistência técnica em 50 países, aconselhando também os Governos em questões ligadas à segurança, nomeadamente ao treino da polícia e do Exército.

Sugerir correcção
Comentar