Desordenamento do território e insegurança entre os principais problemas de Odivelas

Desordenamento do território, trânsito, insegurança, inexistência de espaços verdes e dificuldades de estacionamento são os problemas que mais preocupam os moradores do concelho de Odivelas, refere um estudo realizado pela Universidade Nova de Lisboa a pedido da autarquia.

O estudo, encomendado há cerca de um ano à Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, teve como base um inquérito realizado a 331 pessoas.

De acordo com o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente da Câmara de Odivelas, Alexandrino Saldanha, foram inquiridos moradores de todas as freguesias do concelho de todos os estratos sociais e idades.

Depois de uma primeira análise aos resultados do inquérito verificou-se que, para os inquiridos, o maior problema do concelho e o que mais afecta o ambiente é o desordenamento do território.

Alexandrino Saldanha lembrou que parte do concelho cresceu sem qualquer ordenamento, como as Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI, bairros clandestinos), noticia a Lusa.

Em segundo lugar surge o trânsito, transportes e acessibilidades, seguidos da insegurança, falta de zonas verdes e de estacionamento.

Como aspectos positivos os inquiridos salientaram a proximidade a Lisboa, a existência de comércio, a animação e vida própria do concelho e as boas relações de vizinhança.

O estudo servirá depois de base à autarquia para desenvolver o Plano Municipal do Ambiente, onde estarão identificadas as grandes áreas de intervenção estratégica do município neste campo e a programação dos investimentos.

Sugerir correcção
Comentar