Incêndios e pilhagens no centro de Buenos Aires

Foto
Ontem morreram quatro pessoas durante o dia em consequência da violenta repressão policial Ali Burafi/EPA

Várias lojas e agências bancárias foram saqueadas, incendiadas ou vandalizadas ontem à noite por grupos de jovens mascarados, no centro de Buenos Aires, onde quatro pessoas morreram durante o dia em violentos confrontos entre manifestantes e forças da ordem. O Presidente Fernando de la Rua já apresentou a sua demissão.

Estes grupos, segundo a AFP, pilharam um estabelecimento da cadeia norte-americana McDonald's, incendiaram uma loja de óptica e uma alfaiataria e causaram prejuízos em agências de vários bancos, entre eles o espanhol BBVA, o norte-americano Citibank e o argentino Banco Provincia, situados perto do Obelisco no centro de Buenos Aires.Segundo testemunhas, pessoas à paisana não identificadas saíram de vários veículos e dispararam sobre os autores dos incêndios e pilhagens.
A zona do Obelisco está próxima da praça de Maio, onde se encontra o Palácio Presidencial e perto da qual quatro pessoas morreram durante o dia em consequência da violenta repressão pela polícia de manifestações de milhares de pessoas que exigiam a demissão do presidente De la Rua.
As duas câmaras da Assembleia Legislativa da Argentina reúnem-se hoje em conjunto para eleger um novo Presidente do país, na sequência da renúncia ontem de Fernando de la Rúa, informaram fontes parlamentares. A reunião inicia-se às 11h00 horas locais (14h00 em Lisboa).
A Constituição Argentina estabelece que, em caso de acefalia por renúncia do presidente e do vice-presidente do país, o poder fica interinamente nas mãos do líder do Senado, actualmente o peronista Ramón Puerta, até à nomeação de um novo chefe de Estado pelo Parlamento.

Sugerir correcção
Comentar