Moçambique cria reserva natural marinha

Foto
O arquipélago poderá agora preservar melhor os seus recifes de coral DR

Moçambique declarou os 1400 quilómetros quadrados do arquipélago Bazaruto, habitat de recifes de coral, uma reserva natural, anunciou no sábado o Programa das Nações Unidas para o Ambinte (PNUA).

O arquipélago é composto por cinco ilhas situadas a entre 30 e 35 quilómetros da costa de Moçambique.A organização ecologista World Wide Fund (WWF) e o PNUA afirmaram que a criação da reserva vai aumentar os esforços de conservação e funcionar como fonte sustentável de lucro para as comunidades locais.
"Esperamos que o recém criado Parque Nacional do Arquipélago Bazaruto possa tornar-se um exemplo para o tipo de turismo que beneficia não apenas as economias regionais e nacionais, mas também as comunidades locais, ecossistemas, animais e plantas, dos quais o turismo depende em primeiro lugar", disse Robert Hepworth, director da Direcção para as Convenções Ambientais do PNUA.
Ghislaine Llewellyn, bióloga marinha da WWF, designou a criação da reserva "um grande passo na direcção da conservação marinha ao longo da costa da África Oriental".
As comunidades locais estão a receber fundos para trabalhos de conservação na reserva, incluindo o fornecimento de informações sobre os locais onde as tartarugas depositam os ovos.

Sugerir correcção
Comentar