Guterres quer minimizar impacto da crise na economia nacional

Foto
Portugal vai enviar uma ajuda humanitária de 200 mil contos para o Afeganistão Daniel Rocha

O primeiro-ministro, António Guterres, disse hoje que a grande prioridade do seu Governo é, neste momento, "encontrar soluções que minimizem o impacto da crise internacional na economia portuguesa". O chefe de Governo acredita que o conflito irá prolongar-se por muito tempo, pelo que se torna necessário "evitar que a situação afecte o bem estar" dos portugueses.

"A nossa prioridade foi o reforço da segurança interna, de modo a impedir qualquer situação de ruptura e de pânico", sublinhou Guterres, citado pela Lusa.O primeiro-ministro, que falava em Braga à margem da inauguração da Escola de Ciências da Saúde, aproveitou a ocasião para agradecer aos membros das forças armadas e dos corpos policiais envolvidos em acções de protecção e manutenção da segurança.

Portugal concede ajuda humanitária de 200 mil contos

Entretanto, o Governo português decidiu conceder uma ajuda humanitária de um milhão de euros (cerca de 200 mil contos) ao Afeganistão e países limítrofes. A ajuda nacional surge no quadro de uma acção ao nível da União Europeia, que aprovou hoje, na reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos Quinze, que se realiza no Luxemburgo, um financiamento de 317 milhões de euros (cerca de 63 milhões de contos).A UE tenta, desta forma, reagir com rapidez à crise humanitária que se está a consolidar dentro e à volta do Afeganistão.

Sugerir correcção
Comentar