Festival de Veneza selecciona nove filmes portugueses

Foto
«Frágil como o Mundo», seleccionado para ir ao Festival de Veneza, encontra-se em exibição nas salas portuguesas DR

Nove filmes portugueses vão participar no Festival Internacional de Cinema de Veneza. O anúncio foi feito esta noite pelo presidente do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), que classificou a participação nacional, a maior de sempre, como um "feito único".

Presentes na conferência de imprensa estiveram os realizadores Inês de Medeiros, João Botelho, Teresa Villaverde, Fernando Lopes, Rita Azevedo Gomes e Raquel Freire, bem como o produtor Paulo Branco, responsável pela produção de quatro dos filmes seleccionados. Ausentes, por motivos pessoais, estiveram apenas Manoel de Oliveira e Pedro Costa.Dos filmes seleccionados apenas "Quem és tu?", de João Botelho (Produtora 39 Degraus), concorre na secção oficial, enquanto "Água e Sal", de Teresa Villaverde (Madragoa Filmes), irá competir na secção Cinema do Presente.
Na Semana da Crítica estará "Rasgaço", de Raquel Freire, que se estreia com este filme nas longas-metragens.
Na secção Novos Territórios apresenta-se Rita Azevedo com o filme "Frágil como o Mundo" (Madragoa Filmes), bem como os documentários "Cinema", de Fernando Lopes (Rogério Ceitil Audiovisuais), "Oú Git votre Sourire Enfoui?" (Onde jaz soterrado o vosso sorriso) (Contracosta Produções), de Pedro Costa, "O Fato Completo ou Procura de Alberto" (Filmes do Tejo) de Inês de Medeiros e "A Invenção do Amor", de António Campos, um realizador leiriense já falecido.
Este último filme, rodado na Marinha Grande e em Leiria, em 1996, foi recuperado pela Cinemateca Portuguesa.
Na conferência de imprensa, estiveram ainda produtores, o ministro da Cultura, Augusto Santos Silva, e o presidente do conselho de administração da RTP, João Carlos Silva, devido ao apoio que a estação pública de televisão deu a alguns filmes nomeados.

Sugerir correcção
Comentar