French can can abre hoje os riposteiros em Cannes

Foto
Em " Moulin Rouge", Nicole Kidman é Satine, a estrela do cabaré e a mais célebre cortesã de Paris DR

Começa hoje o 54º Festival Internacional de Cinema de Cannes, no Sul de França, ao ritmo do french can can, com o filme "Moulin Rouge", de Baz Luhrmann. O filme, que estará em competição para a Palma de Ouro e se estreia mundialmente no certame, é uma comédia musical que decorre no célebre cabaré parisiense. Em competição estarão outras 22 longas-metragens, entre as quais mais um filme do cineasta português Manoel de Oliveira, que desta vez regressa a Cannes com "Vou para Casa".

"Moulin Rouge" é, segundo a nota de intenções de Luhrmann, um hino à beleza e à verdade, mas sobretudo um hino ao amor. O filme decorre entre os corredores, bastidores e palcos do Moulin Rouge em 1900.Nicole Kidman interpreta Satine, a estrela do Moulin Rouge e também a mais célebre cortesã da época em Paris. Ewan McGregor (actor que saltou para a ribalta com os dois primeiros filmes de Danny Boyle "Pequenos Crimes entre Amigos" e "Trainspotting") é Christian, um poeta que se perde neste mundo de deboche e loucura, onde tudo é permitido menos o amor. Christian vai, no entanto, apaixonar-se por Satine, que hesita entre o amor do poeta e a glória que lhe oferece um rico aristocrata obcecado pela sua beleza.
Também Manoel de Oliveira, dois anos depois de ter recebido o Prémio do Júri, foi mais uma vez escolhido para a selecção oficial do Festival de Cannes, concorrendo para a Palma de Ouro, desta vez, com o filme "Vou para Casa", ainda não estreado em Portugal.
O filme de Oliveira, com estreia marcada em Portugal para meados deste ano, inspira-se em duas peças de teatro - "O Rei está a Morrer", de Eugène Ionesco, e "A Tempestade", de William Shakespeare - e no romance "Ulisses", de James Joyce. "Vou para Casa" conta com as interpretações de Michel Piccoli, John Malkovich (que trabalhou com o cineasta em "O Convento"), e Leonor Silveira, uma presença habitual na filmografia do realizador de 92 anos.
Em competição para a Palma de Ouro vão estar também mais 21 filmes, entre os quais "Eloge de l'amour", de Jean-Luc Godard; "O Quarto do Filho", de Nanni Moretti (que conquistou recentemente o prémio David di Donatello, o galardão italiano equivalente ao Óscar); "Shrek" (o primeiro filme de animação em competição no festival); e "La Pianiste", de Michael Haneke (o realizador de "A Festa", recentemente exibido na RTP2).
Mas há ainda mais duas presenças portuguesas em Cannes. "Ganhar a Vida" (recentemente estreado em Portugal) será apresentado na secção "Un Certain Regard" e a actriz e realizadora Maria de Medeiros preside ao júri "Caméra d'Or", que distingue a melhor de todas as primeiras-obras apresentadas nas categorias do certame.
Já fora da competição, haverá várias homenagens e sessões especiais, das quais se destacam a apresentação do "director's cut" de "Apocalyse Now", de Francis Ford Coppola, e a retrospectiva dedicada aos anos de ouro da comédia americana. Destaque também para o realizador Wong Kar-wai, a quem caberá dar este ano a tradicional "lição de cinema".

Sugerir correcção
Comentar