População de Abidjan fica em casa devido à tentativa de golpe de Estado

Foto
Os portugueses que residem em Abidjan não foram afectados pelos incidentes desta noite Brennan Linsley/AP

A maioria dos habitantes de Abidjan ficou hoje em casa na expectativa do total esclarecimento da situação criada pela tentativa de golpe de Estado desencadeada ontem à noite.

Segundo uma fonte da embaixada de Portugal em Abidjan, capital administrativa da Costa do Marfim, as pessoas encontram-se em suas casas e todos os serviços estão fechados, muito embora a situação esteja calma nos diversos bairros."As pessoas não circulam nas ruas e está tudo fechado", disse a fonte, contactada telefonicamente pela Lusa, acrescentando que se ouviram tiros durante toda a noite, com um ou outro pico de intensidade.
Quanto aos cerca de cem portugueses residentes na Costa do Marfim, na sua esmagadora maioria em Abidjan, a fonte da embaixada afirmou que "estão bem e em suas casas". Adiantou ainda que alguns dos portugueses habitualmente residentes na Costa do Marfim se encontram em Portugal, onde vieram passar a quadra do Natal.
Entretanto, hoje ao início da manhã o Governo marfinense tem difundido comunicados em que dá conta do falhanço da tentativa de golpe de Estado por parte de um grupo desconhecido de dissidentes. Em declarações à rádio estatal o ministro do Interior, Emile Boga Doudou, explicou que "os rebeldes tentaram controlar a rádio, a televisão e a residência presidencial. Mas que os seus esforços foram controlados."
Também o ministro da Defesa, Moise Lida Kouassi, afirmou, citado pela Reuters, que o golpe de Estado foi abortado e que as instalações atacadas durante esta noite estão sob controlo das forças militares governamentais.

Sugerir correcção
Comentar