Depois de o PRI ter estado no poder 71 anos

Vicente Fox toma posse como Presidente do México

Vicente Fox jurou zelar pelos pobres e marginalizados do país
Foto
Vicente Fox jurou zelar pelos pobres e marginalizados do país Pedro Ugarte/AFP

Vicente Fox tornou-se hoje, oficialmente, no 64º Presidente do México. A tomada de posse foi marcada por um juramento em que o líder do Partido de Acção Nacional (PAN, conservador), que venceu o Partido Revolucionário Institucional (PRI), no poder há 71 anos, se comprometeu a zelar pelos pobres e marginalizados do país.

"Sou portador não apenas das minhas convicções pessoais, mas também das esperanças de mudança de todos os mexicanos", disse o novo chefe de Estado ao receber a faixa presidencial, citado pela AFP.Vicent Fox, 58 anos, venceu as eleições presidenciais de Julho último, pondo termo ao reinado do PRI.
Na sua intervenção, o novo chefe de Estado não se esqueceu de prestar homenagem ao seu antecessor, Ernesto Zedillo, considerado um dos principais artífices da democratização do México.
Ex-director da Coca-Cola para o México e para América Central, Fox realçou a sua vontade de transformar o país, que até agora ainda não sabia o que era a alternância política.
Entre as promessas do Presidente estão a diminuição da pobreza, que afecta cerca de 60 milhões de mexicanos, o combate ao tráfico de droga e à corrupção e a resolução do problema com a guerrilha de Chiapas (Sul do país), activa desde 1994.
Fox garante que vai mudar o país, tendo formado Governo com personalidades do sector privado e dois intelectuais de esquerda. A juntar a isto, o Presidente deslocou-se à igreja, atitude sem precedentes no México, já que os chefes de Estado do país sempre respeitaram o carácter laico do Estado. Um dos baluartes da campanha de Fox foi a defesa dos direitos humanos e a condenação das sua violações.