Queres ajudar a construir casas? Just a Change procura voluntários

Associação Just a Change está em processo de expansão para o Porto e procura 80 voluntários disponíveis para trabalhar em construção. Candidaturas até ao fim de Fevereiro

Foto
Para o Porto, a associação procura 80 jovens voluntários. Candidaturas até fim de Fevereiro Just a Change

Depois de 62 casas e onze instituições de solidariedade social reabilitadas em Lisboa, Cascais, Ferreira do Zêzere e Óbidos, a Just a Change chega ao Porto. O projecto de empreendedorismo social, nascido em 2010, abriu o processo de candidaturas para voluntariado na cidade do Porto, com arranque marcado para Março e fim em Junho.

Em parceria com a Fundação Manuel António da Mota e a Câmara Municipal do Porto vão ser sinalizados casos de famílias carenciadas na cidade, cujas habitações serão reabilitadas pelos voluntários. Nos últimos seis anos, mais de 1500 jovens foram mobilizados em todo o país, contabiliza a organização.

Para já são necessários 80 voluntários, idealmente jovens universitários “que consigam cumprir turnos de 15 em 15 dias”, explica Gonçalo Coimbra, da Just a Change. A associação organiza a rede de voluntários para que cada um cumpra um turno de manhã ou de tarde, sempre na mesma equipa.

Dos voluntários espera-se disponibilidade para aprender técnicas de construção com um mestre de obras especializado e experiente. “Todos os voluntários fazem as massas, pegam nos tijolos, pregam na parede ou trabalham na canalização”, enumera. “Não é preciso levar nada a não ser roupa para sujar.”

A inscrição no programa de voluntariado implica o pagamento de 10 euros, valor relativo ao seguro, ferramentas e a uma t-shirt da associação. As candidaturas podem ser feitas online e estão abertas até ao fim do mês de Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar