Ministra garante que "não há indícios concretos" de ameaça

Constança Urbano de Sousa diz que há uma "preocupação normal" tendo em conta que o terrorismo é uma "ameaça global".

Foto
LUSA/MÁRIO CRUZ

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, garantiu nesta quinta-feira que não houve uma ameaça terrorista efectiva a Portugal. Em resposta aos jornalistas, a ministra referiu que "não há esse indício em concreto que possa haver um atentato terrorista no local A ou B".

A responsável pela tutela das forças de segurança diz que as autoridades estão a fazer "um trabalho contínuo" de permanente avaliação. "Há a obrigação de avaliar tudo, decidir medidas e fazer uma avaliação", disse referindo-se ao trabalho da Unidade de Coordenação Anti-Terrorista que se reuniu quarta-feira, como foi avançado pelo PÚBLICO.

Nas respostas aos jornalistas, à entrada para uma reunião na Autoridade Nacional de Protecção Civil, Constança Urbano de Sousa repetiu que "não houve nenhum aviso de que vá haver um atentado terrorista aqui ou ali ou acolá": "Há sempre uma avaliação permanente."

Quando questionada se estava preocupada, a ministra referiu que tem uma "preocupação normal". "A ameaça é global, afecta todos sem excepção e isso tem de ser sempre alvo de preocupação", disse.

A mesma ideia foi veiculada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que fez questão de repetir o que já disse no ano passado, em alturas em que também houve notícias sobre este tipo de perigo: "Ouvidas as entidades competentes, não há razões para alterar o nível de alerta" de ataque terrorista.

A secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda, emitiu ao final da manhã desta quinta-feira um comunicado em que garantiu também que  o nível de alerta em Portugal se mantinha "moderado", não tendo havido qualquer alteração. Em causa estiveram rumores, que foram sendo espalhados por mensagens e por redes sociais desde quarta-feira.

A PSP não confirmou a existência da ameaça, remetendo para "informações falsas" que circularam na Internet e assegura que o reforço de segurança que foi verificado em alguns locais mais não são do que medidas preventivas que já tinham sido anunciadas e que estão a ser postas em práticas nos últimos tempos, nomeadamente por causa de eventos que se vão realizar este fim-de-semana, como a Red Bull Air Race, no Porto e em Gaia.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários