Duas raparigas fazem-se explodir em mercado da Nigéria

Ataque fez pelo menos 56 mortos e terá sido lançado pelo Boko Haram.

Foto
Um ataque do Boko Haram a 29 de Outubro. O grupo tem vindo a diminuir os ataques JOSHOUA OMIRIN/AFP

Duas raparigas fizeram-se explodir esta sexta-feira num mercado em Madagali, no Nordeste da Nigéria, matando pelo menos 56 pessoas e deixando várias dezenas de feridos, afirmou um porta-voz do Exército.

O ataque coordenado, numa altura em que o mercado estava cheio, teve a marca do grupo terrorista Boko Haram, mas não foi ainda reivindicado, adianta a Reuters. “O ataque em Madagali foi lançado por duas raparigas de escola. Detonaram duas bombas em simultâneo, matando 56 pessoas, e elas também morreram”, afirmou o major Badare Akintoye, porta-voz de uma unidade do Exército na localidade próxima de Mubi, no estado de Adamawa, citado pela Reuters. A mesma fonte adiantou que o atentado fez 57 feridos.

O Boko Haram – que ocupou aquela cidade durante vários meses até a perder no ano passado para os militares – ataca com frequência áreas movimentadas, como mercados, locais de oração e campos de refugiados, não só na Nigéria como nos países vizinhos, Camarões e o Níger. Ao longo dos seus seis anos de rebelião, o grupo jihadista já matou mais de 15 mil pessoas e obrigou dois milhões a deixarem as suas casas.

Nos últimos meses, as ofensivas do Exército nigeriano forçaram o grupo a recuar ao seu reduto na floresta de Sambisa, e a frequência dos ataques do Boko Haram tem vindo a diminuir. O grupo continua ainda com a maior parte das 276 estudantes de Chibok que sequestrou em Abril de 2014. Em Outubro libertou 21 raparigas e estima-se que cerca de meia centena tenha conseguido fugir.

Sugerir correcção
Comentar