Morreu o escritor William Trevor

Aos 88 anos, desaparece o autor de Amor e Verão, "um dos maiores escritores da Irlanda".

Foto
William Trevor fotografado em 2002 REUTERS/Stephen Hird

O romancista e dramaturgo irlandês William Trevor morreu no domingo aos 88 anos, anunciou a sua editora, a Penguin Random House. Trevor recebeu o prémio Whitbread e foi várias vezes finalista do prémio Man Booker, sendo descrito pela editora como "um dos maiores escritores da Irlanda". 

O seu primeiro livro data de 1958, mas é uma espécie de obra maldita – o escritor editou A Standard of Behaviour mas renegá-lo-ia posteriormente e rejeitaria a sua reedição, recorda o diário Irish Times. Como indica a BBC esta segunda-feira, Trevor dedicou-se a tempo inteiro à escrita em 1965 e em 1994 venceria o Whitbread, tendo-lhe escapado o Man Booker, o principal galardão literário britânico, ao longo da sua carreira. Foi finalista quatro vezes e o seu último romance, Amor e Verão (editado em Portugal pela Relógio D'Água), integrou a longlist do mesmo. 

Nascido em Mitchelstown, no condado de Cork, em 1928, estudou no St Columba's College e no famoso Trinity College, ambos na região de Dublin , e chegou a trabalhar como professor e numa agência de publicidade. 

Em Portugal, além de Amor e Verão, estão editados A Viagem de Felícia (que o cineasta canadiano Atom Egoyan adaptaria ao cinema em 1999), Depois da Chuva, Noites no Alexandra e A Solidão de Elisabeth.

 

Sugerir correcção
Comentar