Cai o segundo recorde do mundo no Rio de Janeiro

Melhor marca de sempre já pertencia ao nadador Adam Peaty.

Foto
MICHAEL DALDER/reuters

O nadador Adam Peaty bateu o recorde do mundo dos 100 metros bruços. No Estádio Aquático Olímpico, o jovem britânico fez 57,55s, na sexta série de eliminatórias, para bater um recorde do mundo que já era seu. Em Londres, em Abril do ano passado, Peaty conseguiu baixar dos 58 segundos e fez 57,92s, batendo a marca do sul-africano Cameron Van der Burgh, o actual campeão olímpico. Van der Burgh não "puxou" muito nestas eliminatórias, terminando no sétimo lugar, com 59,35s. 

O britânico mostrou-se ambicioso e, apesar de ser jovem, deu um conselho aos adversários. "Espero que hoje à noite [meias-finais e final] consiga uma performance ainda melhor", disparou Adam Peaty, que acrescentou: "Espero conseguir dar confiança aos outros nadadores: não tenham medo, são apenas dois comprimentos de piscina, foi o que fizeram toda a vossa vida".

Com este registo nos 100 metros bruços, Adam Peaty - o actual campeão do mundo dos 50 e 100 metros bruços - qualificou-se, em primeiro lugar, para as meias-finais, conseguindo fazer “cair” o segundo recorde do mundo nestes Jogos Olímpicos, depois de Kim Woo-jin ter feito história no tiro com arco.

Aos 21 anos, o nadador britânico é o principal candidato a conseguir a medalha de ouro nesta prova (a segunda melhor marca das qualificações foi 58,91s). Se o conseguir, Peaty torna-se o primeiro britânico a ser campeão olímpico em natação, desde Adrian Moorhouse, em 1988.

Sugerir correcção
Comentar