Caiu o primeiro recorde mundial no Rio 2016

Atleta sul-coreano no tiro com arco superou anterior máximo por um ponto.

Foto
O sul-coreano que fixou um novo recorde do mundo YVES HERMAN/Reuters

Chama-se Kim Woo-jin, tem 24 anos e estabeleceu o primeiro recorde mundial dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O atleta sul-coreano do tiro com arco obteve uma marca histórica na ronda preliminar da competição individual: fez 700 pontos com 72 flechas, superando em um ponto o anterior máximo, de 699, estabelecido em Londres 2012 pelo seu compatriota Im Dong-Hyun.

Apesar do feito, obtido em pleno Sambódromo, onde decorrem as provas de tiro com arco, o atleta sul-coreano diz que vai continuar concentrado na competição: “Fiz o meu melhor nesta etapa. Amanhã tenho uma prova ainda mais importante, não dá para comemorar nada. Depois talvez eu consiga desfrutar um pouco do Brasil”, admitiu Kim Woo-jin.

A Coreia do Sul é uma potência do tiro com arco e domina as competições internacionais. No total, mais de metade das medalhas de ouro em disputa na modalidade, na história dos Jogos Olímpicos, foram para atletas daquele país.

Desde 1988, quando foi introduzida a competição por equipas no tiro com arco, a medalha de ouro no sector feminino foi parar sempre às mãos da equipa sul-coreana. Em termos individuais, o domínio começara quatro anos antes e só teve uma interrupção em 2008. O desempenho dos homens tem sido algo inferior: quatro ouros por equipas e um na prova individual, em 2012.

Sugerir correcção
Comentar