Claire Denis e Zadie Smith juntas num filme de ficção científica

Ainda sem título nem data de estreia ou elenco, a vontade da realizadora, de quem partiu a ideia e o convite a Zadie Smith, é de que as filmagem possam começar no final de 2015 ou princípio de 2016

Foto
Clare Denis e Zadie Smith (na foto) irão trabalhar ainda com Nick Laird, 40 anos, poeta e romancista, marido de Smith   Pedro Cunha/arquivo

Pode ser uma dupla improvável: a realizadora francesa Claire Denis, de 69 anos, e a escritora britânica Zadie Smith, de 39, estão a escrever um guião que irá marcar a estreia de Denis em língua inglesa e a de Smith enquanto guionista.

A notícia foi dada no início desta semana pelo Screen Daily que anunciava ainda tratar-se de um filme de ficção científica, uma aventura no espaço, fora do sistema solar, num futuro muito semelhante ao presente.  

Ainda sem título nem data de estreia ou elenco, a vontade da realizadora, de quem partiu a ideia e o convite a Zadie Smith, é de que as filmagem possam começar no final de 2015 ou princípio de 2016 e há quem procure no seu mais recente trabalho — Contact by Olafur Eliasson, que abriu a fundação Louis Vuitton em 2014 - pistas para o que aí vem. Sabe-se que o artista plástico Eliasson está entre os colaboradores, a par com Stuart Stamples, dos Tindersticks - habitué no cinema de Denis. Na curta de 2014, Denis e Eliasson juntaram-se para explorar enigmas científicos, como buracos negros, e parecem ter encontrado uma cumplicidade na linguagem abstracta que o filme adopta e que persegue o fascínio do artista pelos chamados “movimentos mentais”. 

Claire Denis, realizadora de filmes como Beau Travail (1999) ou Uma Mulher em África (2009), estreou a sua última longa-metragem - Bastards, um thriller com Vincent Lindon, Chiara Mastroianni e Julie Bataille - na edição de 2013 do Festival de Cannes. Os produtores do próximo serão os mesmos de Bastards. "Estou muito contente pelo facto de a Claire se ter sentido tentada a fazer um filme em inglês", disse o produtor Oliver Dungey. "Ela é um dos nomes grandes do cinema contemporâneo e rodeou-se de uma equipa extraordinária", continuou numa referência não apenas a Eliasson ou Zadie Smith - que esteve na short-list do último International Man Booker Prize com NW e já tinha conseguido o mesmo feito com Da Beleza (2005) - mas também ao astrofísico Aurélien Barrau.

Mas o duo de escritores é afinal um trio. Claire Denis e Zadie Smith irão trabalhar ainda com Nick Laird, 40 anos, poeta e romancista inglês, marido de Smith.  

Sugerir correcção
Comentar