Referendo pela destituição do Presidente romeno sem votação suficiente

Foto
Basescu segura confiante uma tocha, símbolo democrático, enquanto fala com jornalistas Daniel Mihailescu/AFP

A abstenção no referendo sobre a destituição do Presidente romeno, o conservador Traian Basescu, rondou os 54%, de acordo com estimativas oficiais, avançadas pela AFP, o que invalidará a votação, apesar de os resultados dos votos apurados ter dado maioria ao afastamento do chefe de Estado.

Segundo a contagem dada já como oficial esta segunda-feira de manhã, escrutinadas 97% das assembleias de voto, a taxa de participação no referendo ficou-se pelos 46,13%. A decisão do primeiro-ministro, Victor Ponta (União Social Liberal, centro-esquerda), de prolongar a hora de fecho das urnas por mais quatro horas revelou-se assim insuficiente para conseguir a participação necessária.

Uma vez que a lei exige uma participação de pelo menos metade dos eleitores registados para validar a consulta, a mesma não poderá assim receber o aval do Tribunal Constitucional, pelo que Basescu se manterá na presidência.

Uma maioria esmagadora dos votos, de 87,55%, exprimira-se a favor da destituição, e apenas 11,12% contra ela, de acordo com os números parciais dados pela Comissão Central Eleitoral.

Ontem à noite, o Presidente, já bem perto da hora de encerramento das urnas, afirmou querer gerar um sentimento de "reconciliação" na sociedade romena e expressou compreender "a raiva" dos milhões de romenos que votaram a favor do seu afastamento do poder.

Notícia actualizada às 9h20 do dia 30/07

:acrescentado o apuramento dos votos a favor da destituição de Traian Basescu.

Sugerir correcção
Comentar