Cuba vai permitir anúncios privados nas Páginas Amarelas pela primeira vez em 50 anos
O Presidente cubano, Raul Castro, tem estado a promover reformas que incentivam a iniciativa privada e reduzem o peso do Estado na economia.
A decisão de permitir anúncios privados é uma novidade num país em que os cartazes políticos substituíram a publicidade comercial após a revolução de 1959 liderada por Fidel Castro.
O jornal cubano “Granma” informa que empresas privadas como cafés, restaurantes e barbearias poderão promover-se nas Páginas Amarelas a partir de 2012. “Com o objectivo de oferecer mais contactos de services do sector privado, a Companhia Cubana de Telecomunicações passará a incluir os empresários nas chamadas Páginas Amarelas”, noticia o mesmo periódico.
A imprensa cubana refere que as pessoas que criaram o seu próprio emprego em Cuba duplicou no espaço de um ano, subindo até às 350.000 pessoas, desde que a economia cubana se abriu à iniciativa privada.
Os anúncios na lista telefónica vão custar cerca de dez dólares, e podem incluir fotografias e ocupar até uma página.